Você está aqui: Página Inicial > Sobre o Campus > Memorial > Páginas > Implantado em Lafaiete o campus do IFMG
conteúdo

Implantado em Lafaiete o campus do IFMG

por marcio.pires publicado 18/05/2023 12h54, última modificação 23/01/2024 14h42

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete em parceria com a Associação “Os Padres do Trabalho” assinou no último sábado 28/06/14, o termo de implantação do campus do Instituto Federal de Minas Gerais no município. O ato que determinou a instalação do campus que funcionará na Escola Técnica “Os Padre do Trabalho”, ocorreu dias após o prefeito Dr. Ivar ter reivindicado a implantação do ensino federal em Brasília, no último dia 11/06, quando participou de reunião no Ministério da Educação juntamente com o deputado federal Reginaldo Lopes e o reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva.

Durante a solenidade o reitor da IFMG classificou a instalação do campus como uma grande conquista para a cidade. Encantado com as instalações da Escola “Os Padres do Trabalho”, e para a surpresa de todos, Caio Bueno já denominou o local como um campus e não um centro de referência, disponibilizando de imediato, 15 professores para atuação nos cursos. O reitor também destacou o empenho da atual administração municipal para que o Centro de Referência se tornasse realidade. “Em 2010 eu estive em Lafaiete com o deputado Reginaldo Lopes visando à implantação de uma unidade do IFMG e não fomos nem recebidos pela administração passada. Como não fomos recebidos, nós levamos a unidade para a cidade de Santos Dumont”, afirmou Caio Bueno, que também agradeceu a Associação “Os Padre do Trabalho”, pela concessão do prédio da escola.

O deputado federal Reginaldo Lopes, destacou a atuação da prefeitura, que retomou o diálogo com o IFMG para que o campus fosse implantado no município. Segundo ele, o trabalho de articulação de Dr. Ivar foi fundamental para a implantação, tendo em vista que a região já conta com inúmeras instituições de ensino federal, o que dificultava a vinda da unidade para Lafaiete. “O prefeito Dr. Ivar e eu convencemos o reitor da IFMG sobre a importância de ter o ensino técnico federal em Lafaiete, que é a maior cidade da região do Alto Paraopeba. Estamos resgatando um sonho que é nosso, mas também dos jovens e trabalhadores”, frisou o deputado.

O prefeito, Dr. Ivar lamentou que o ensino federal não tenha sido implantado no passado por falta de apoio e frisou que a atual administração não mediu esforços para que o ensino federal fosse implantado em Conselheiro Lafaiete. Dr. Ivar também destacou o apoio do deputado federal, Reginaldo Lopes e a parceira com a Associação “Os Padres do Trabalho” que de forma fraterna abriu as portas da Escola Técnica para receber a unidade da IFMG.

Para o presidente da Associação “Os Padres do Trabalho”, o padre Lambert Noben a implantação do IFMG é motivo de alegria pelo fato da escola contar com ensino federal, indo de encontro à missão social de promover o ensino técnico. “A escola continuará cumprindo a missão que começou pequena e agora será ampliada com o ensino técnico federal. Pra mim é um dia de muita alegria e também para a nossa associação”, frisou o padre.

O campus do IFMG funcionará nas instalações da Escola Técnica cedido à IFMG pela Associação “Os padres do Trabalho” por meio de comodato de 60 anos. A unidade prevê a implantação de cursos técnicos, de formação inicial e superior, gratuitos e coordenados pelo IFMG, em parceria com o município. Inicialmente estão previstos os cursos técnicos subsequentes de Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Secretaria Escolar, Eletrotécnica e Mecânica, que deverá ter início em agosto deste ano.

Também estiveram presentes à solenidade, o vice-prefeito, Darci Tavares; a vice-prefeita de São João Del Rei, Maria Cristina Alves Pereira; o vice-presidente da câmara municipal de Congonhas, Wagner Souza; o coordenador de Ações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Luciano Rodrigues dos Anjos; o diretor da Escola Técnica “Os Padres do Trabalho”, Luiz Rafael Vittoreti; o ex-prefeito de Congonhas, Anderson Cabido; os secretários municipais de Congonhas, Shirley Peixoto (adjunta de Educação) e Ronaldo Assunção (Desenvolvimento e Assistência Social) e a diretora de Educação para o Trabalho daquela cidade, Kátia Souza; além dos vereadores de Conselheiro Lafaiete, João Paulo Fernandes Resende; José Boaventura Celestino; Antônio Severino Ribeiro, Carlos Magno Rodrigues e Pedro Américo de Almeida, além de outras autoridades, educadores e representantes de instituições de ensino.

FONTE: Site da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete - CLIQUE AQUI