Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoas

Desenvolvimento de Pessoas

por ana.guimaraes publicado 23/04/2018 15h19, última modificação 13/09/2021 18h25

O plano é um dos mecanismos da Política de Capacitação e Desenvolvimento dos Servidores e se configura como instrumento norteador das ações de capacitação, definindo os critérios e as metodologias a serem utilizadas para o desenvolvimento profissional dos servidores. O principal objetivo é estruturar as ações de capacitação a serem ofertadas aos servidores de forma a possibilitar o desenvolvimento de competências para o trabalho e que agreguem valor à instituição e ao indivíduo.

Capacitação

A política de desenvolvimento institucional do IFMG proporciona o aperfeiçoamento contínuo dos servidores por meio de treinamentos internos, contratação de treinamentos in company, participação em congressos, seminários e cursos externos, conforme a área de atuação e relevância para a Administração.

Está em vigor, desde o dia 06 de setembro de 2019, o Decreto nº 9.991/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento. O objetivo é estabelecer a cultura de planejamento das ações, com base nas necessidades de desenvolvimento dos órgãos e entidades. Essas ações devem estar alinhadas aos objetivos organizacionais.

A Instrução Normativa nº 21 estabelece os prazos, condições e orientações. A elaboração, monitoramento e a avaliação deste documento serão realizados via sistema on-line, no Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). É importante ressaltar que as ações de desenvolvimento somente poderão ser executadas se estiverem previstas no PDP e alinhadas aos objetivos organizacionais do IFMG. Caso a necessidade de desenvolvimento ainda não esteja cadastrada no PDP, é possível solicitar a inclusão, devidamente justificada e respeitando o calendário de revisões do órgão SIPEC.

PDP IFMG 2021 - Revisado - 2º Ciclo de Revisões
Calendário de Revisões 2021
Decreto 9991/2019
Instrução Normativa Nº21/2021
Guia para Elaboração PDP 2020/2021

Apoio Financeiro

Edital 18/2021

- Dispõe sobre as normas para concessão de bolsa/apoio financeiro à participação de servidores (docentes e técnicos) do IFMG - Campus Avançado Ponte Nova, em eventos científicos em âmbito nacional e internacional.
 - Comunicado 01 - inscrições
- Resultado Preliminar   /  Ata
 - Resultado Final Edital 18/2021
- Comunicado 02
 Resultado Preliminar

Edital 19/2021

- Processo seletivo de bolsas de apoio financeiro para qualificação de servidores docentes e técnicos administrativos pertencentes ao quadro permanente do IFMG - Campus Avançado Ponte Nova, para cursos de Graduação, Pós-graduação Lato sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado/Doutorado).
O período de inscrição será de 25/05/2021 até as 23h59min do dia 01/06/2021.

- Resultado Preliminar
- Resultado Preliminar - ratifica e complementa
 - Resultado Final
 - Relatório das atividades realizadas durante a vigência do apoio financeiro - servidor Marcos Vinícius de Souza Toledo

Licenças e Afastamentos

Edital 17/2021

- Processo seletivo de fluxo contínuo de afastamento dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE)
Portaria 25/2021 - Comissão de Avaliação de Afastamento e Licença de Técnicos Administrativos do IFMG - Campus Avançado Ponte Nova.

Edital 21/2021

- Processo Seletivo para afastamento docente do IFMG - Campus Avançado Ponte Nova, para participar de programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Período de inscrição: 06/07/2021 até 20/07/2021.

Edital 22/2021

- Processo Seletivo para concessão de Horário Especial ao servidor Docente Estudante Do IFMG - Campus Avançado Ponte Nova.
Período de inscrição: 06/07/2021 até 20/07/2021.