Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Inovação > Cerne 1
conteúdo

Cerne 1

por aline.sima publicado 02/09/2022 16h03, última modificação 06/09/2022 13h51

cerne.pngNos últimos 20 anos, vem crescendo exponencialmente o movimento de difusão do empreendedorismo e da inovação em todas as regiões do país. Nesse contexto, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), criada em 1987, iniciou esforços com grandes instituições nacionais para potencializar o impacto desse processo de incubação de empresas. Para sumarizar os resultados produzidos, foi desenvolvido um novo modelo de atuação com base em experiências bem-sucedidas de âmbito mundial, alinhando as melhores práticas e tendências do processo de incubação.

 

Denominado Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, o CERNE criou um modelo e um padrão de atuação, de forma a ampliar a capacidade das incubadoras em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem-sucedidos. Com isso, criou-se uma base de referência para que as pré-incubadoras e incubadoras de diferentes áreas e dimensões pudessem reduzir a variação dos indicadores sobre o sucesso das empresas apoiadas e verificar os resultados positivos e os pontos de melhoria, bem como analisar os efeitos de atuação desses negócios no desenvolvimento regional, promovendo a avaliação do modelo CERNE junto ao processo de mentoria e incubação dessas empresas.

 

Sobre Moisés Pereira:

 

Moisés Pereira é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Atualmente está como coordenador do curso Técnico Integrado em Informática no IFMG Campus Ribeirão das Neves, bem como coordenador do CERNE 1 para certificação do Ambiente para Projetos de Inovação e Capacitação Empreendedora (ÁPICE). É bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e possui doutorado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, mestrado no mesmo programa de pós graduação e especialização em docência pelo IFMG Campus Arcos. Seus principais interesses de pesquisa estão nas áreas de recuperação de informação, análise de sentimentos, mineração de dados, análise e gerenciamento de dados, processamento digital de imagens, recuperação de vídeos baseado em conteúdo, desenvolvimento de sistemas e compiladores e redes sociais.