Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Inovação > Laboratório Ápice
conteúdo

Laboratório Ápice

por aline.sima publicado 02/09/2022 16h03, última modificação 06/09/2022 13h47
Ambiente para Projetos de Inovação e Capacitação Empreendedora

O Laboratório Ápice do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ribeirão das Neves tem por objetivo promover a cultura empreendedora na comunidade de abrangência do Instituto Federal, incentivando estudantes, pesquisadores, empreendedores e governos a desenvolverem inovações tecnológicas, soluções e produtos que gerem crescimento econômico sustentável, preservação do meio ambiente, aumento da competitividade econômica e redução das vulnerabilidades sociais através da geração e difusão do conhecimento científico,  tecnológico e expertise empresarial. O Laboratório Ápice compartilha o espaço com o IFMaker.

apice.jpeg

 

Ideação

O processo de Ideação tem como missão apoiar o desenvolvimento de projetos de negócios inovadores que estejam em estágio de maturidade “IDEIA” que necessitam de iniciar um processo de inovação com descoberta dos problemas e dificuldades do mercado, criação de uma hipótese de solução e sua respectiva validação. A mentoria nesta fase será voltada para validação da problemática apresentada e das possíveis soluções, com definição de respectivo mercado e stakeholders.
Para fomentação do processo de ideação serão realizados eventos de Hackathon, bootcamp, meetup voltados para o despertamento da inovação empreendedora nos discentes do IFMG campus Ribeirão das Neves.
Para a implementação do Processo de Ideação o Laboratório Ápice atuará em estreita articulação com os Setores de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação e com as coordenações dos cursos do IFMG Campus Ribeirão das Neves.

 

Coworking

Os novos empreendedores residentes no Laboratório Ápice, após o processo de ambientação e introdução, trabalharão em sistema de CoWorking em um espaço interativo e que possibilite a troca de experiências e soluções para os diferentes tipos de empreendimentos. Para estimular a troca de experiências haverá meetups periódicos entre os residentes.
As equipes, mesmo trabalhando temas diferentes e diversas formas de funcionamento, têm em comum o fato de ser iniciante, estar imerso em um grande projeto e a possibilidade de se unir para resolver desafios relevantes de forma colaborativa. Assim, será compromisso de todos residentes atuarem de acordo com a cultura Give Back – devolva, onde há o compartilhamento de conhecimentos vividos na jornada empreendedora e para isso será utilizado o espaço como Coworking.

 

Pré-Incubação

A Pré-Incubação é direcionada aos novos empreendedores que apresentem ideias, projetos, produtos, processos, protótipos ou propostas de empreendimentos, baseados em inovação tecnológica, mas que precisam de suporte e orientação para transformá-los em um negócio.
O processo de pré-incubação, para os empreendimentos selecionados, compreenderá, ao menos, o aprimoramento do modelo de negócio, o aperfeiçoamento de protótipo funcional e/ou o amadurecimento das competências necessárias ao empreendimento.
São metas a serem alcançadas pelos empreendedores ou empreendimentos nascentes, ao final das atividades de pré-incubação:
- Possuir um produto, serviço ou protótipo funcional pronto;
- Possuir um modelo de negócio que ateste a viabilidade técnica e econômica do projeto;
- Os Empreendedores possuírem competências e comprometimento necessários para a viabilidade do negócio.