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Visitas Técnicas

por ana.guimaraes publicado 15/06/2016 11h30, última modificação 22/06/2021 21h00

VISITAS TÉCNICAS

 As visitas técnicas possuem como objetivo principal a complementação didático pedagógica de disciplinas teórico/práticas dos cursos do IFMG, além de facilitar a integração entre os estudantes.

Para a realização da visita técnica o servidor deverá entrar em contato com a empresa/entidade onde será realizada a visita e fazer o seu agendamento formal junto à empresa e também ao Campus Sabará. A formalização perante a empresa deverá seguir os padrões adotados por ela; caso não haja, recomenda-se o envio de ofício para registrar documentalmente o agendamento.

 

Já a formalização perante o Campus Sabará se dá, primeiramente, pelo preenchimento do formulário de visita técnica e, após a realização da visita, pela entrega do relatório finalA formalização deve ser realizada mesmo que não envolva custos ao campus. Caso o servidor não encaminhe o relatório final, ficará impedido de fazer novas solicitações. Os formulários com preenchimento incompleto e/ou fora do prazo estabelecido não serão aprovados.

 

Para a emissão de declarações e/ou certificados, após a realização da visita, o servidor deverá encaminhar para o email certificado.sabara@ifmg.edu.br  uma planilha, contendo o nome completo dos participantes, e-mail, assim como outras informações, conforme modelo abaixo.

 

Caso a visita técnica ocorra em horário regular de aula, o estudante terá direito ao certificado, porém as horas referentes à visita não poderão ser utilizadas como horas complementares.

 

Abaixo estão listados os procedimentos que devem ser seguidos para a formalização/realização da visita técnica perante o Campus Sabará:

 1) O servidor deverá entrar em contato com o local onde deseja realizar a visita. Após este planejamento de local, horário, turma e custos da viagem, o servidor deverá entrar em contato com o coordenador de curso e com professores que tenham as disciplinas afetadas em função da visita. Deve ser feita uma proposição, em conjunto com estes agentes, para especificar se será necessário reposições ou se haverá integração das disciplinas na visita.

 2) Após as definições expostas acima, o servidor deverá preencher a proposta para visita técnica no formulário abaixo.

3) A proposta deverá ser preenchida e enviada no prazo mínimo de 30 dias antes da realização da visita.

4) Após o preenchimento deste formulário o servidor deverá encaminhar para o email nae.sabara@ifmg.edu.br a planilha com o nome completo, RG e CPF de todos os estudantes envolvidos na visita técnica, conforme modelo abaixo. O prazo mínimo para envio desta planilha é de 30 dias antes da visita técnica. Essa lista é necessária para acompanhamento pelo Núcleo de Apoio Educacional (NAE) de quem vai participar da visita e será encaminhada para a Assistência Estudantil, para identificação dos estudantes que poderão receber auxílio, nos casos em que a visita gerar custos. O servidor também deverá apresentar uma cópia desta planilha para o responsável pelo transporte dos estudantes, antes do embarque para a realização da visita. 

5) O servidor deverá solicitar que o coordenador de curso encaminhe um email para nae.sabara@ifmg.edu.br, com cópia para coordensino.sabara@ifmg.edu.br, manifestando parecer favorável referente à visita.  O email deverá ser enviado no prazo máximo de 05 dias após o envio da proposta de solicitação da visita técnica. O NAE analisará em paralelo as condições pedagógicas, em até 05 dias após o parecer favorável do coordenador de curso.

 6) Caso o estudante tenha menos de 18 anos, é obrigatório que o servidor tenha no dia da visita o termo de autorização para participação da visita devidamente preenchido e assinado pelo estudante e pelo responsável legal pelo estudante, conforme modelo abaixo.

7) Caberá ao servidor responsável acompanhar os estudantes em todas as etapas da visita técnica; preparar a lista de presença dos alunos com a assinatura dos mesmos. Após a visita deverá entregar o relatório de visita técnica, com todas as informações solicitadas, assim como anexar ao relatório a lista de presença, as fotos e os termos de autorização para menores de 18 anos. Esse relatório deverá ser encaminhado para o email nae.sabara@ifmg.edu.br em até 15 dias após a realização da visita.

OBSERVAÇÕES:

- A publicação de informações referentes à visita técnica e fotos nas redes sociais ficará sob a responsabilidade do servidor, caso o mesmo avalie essa necessidade.

- Em até 15 dias após a realização da visita, o servidor deverá entregar no Setor NAE, para arquivamento, os seguintes documentos originais: lista de presença e termos de autorização para menores de 18 anos.

 INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O TRANSPORTE:

A solicitação de transporte, bem como de qualquer outro tipo de recurso, deve ser feita juntamente com a proposta da visita, em campo específico do formulário de solicitação. O NAE, ao receber o formulário, vai avaliar as demandas e direcionar para a Diretoria de Administração e Planejamento (DAP), para que sejam feitas as providências administrativas/contratuais possíveis e/ou cabíveis. 

FORMULÁRIOS

 Encaminhar Antes da Realização da Visita Técnica:

Formulário para solicitação de visita técnica

Planilha com os dados dos estudantes

Modelo de lista de presença

Modelo de relatório final de visita técnica

- Modelo de autorização dos pais para estudante menor de 18 anos

 - Planilha com os dados dos estudantes

 

Encaminhar Após a Realização da Visita Técnica

- Modelo de lista de presença

- Modelo de relatório de visita técnica

- Planilha solicitação de certificados

- Termo de autorização responsável legal pelo estudante menor de 18 anos

 

 

FLUXO DE VISITAS TÉCNICAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS

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