Você está aqui: Página Inicial > Alunos do IFMG Arcos vão apresentar trabalhos no maior congresso de Engenharia Mecânica da América Latina

publicado: 17/11/2021 08h58, última modificação: 17/11/2021 09h06

Entre os dias 22 a 26 de novembro será realizado o 20º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, o COBEM. A edição 2021 será comemorativa de 50 anos, e sediado em Florianópolis-SC, a mesma cidade do primeiro evento, realizado em 1971.

Três alunos e três professores do curso de Engenharia Mecânica, do IFMG Arcos, já estão se preparando para participar deste que é considerado o maior congresso latino americano da área. Dois trabalhos desenvolvidos no campus serão apresentados. Em função da pandemia a edição do COBEM 2021 será online.

Os alunos Lucas de Souza Lemos e Pedro de Melo Araújo Goulart, orientados pelos professores Reginaldo Gonçalves Leão Junior e Ricardo Carrasco Carpio vão apresentar o trabalho “Análise Exergético do Processo de Geração de Energia Elétrica no Reaproveitamento de Gases de Alto-Forno na Indústria Siderúrgica”, que descreve o processo de utilização de ferramentas e conceitos de energia e exergia em um processo siderúrgico. O trabalho demonstra um estudo detalhado sobre o sistema de geração de energia elétrica (Cogeração) em uma siderurgia não integrada a uma termelétrica, analisando o processo produtivo de uma indústria siderúrgica localizada em uma cidade no Centro Oeste de Minas Gerais, produtora de ferro gusa. A empresa comercializa nos mercados interno e externo, e busca, continuamente, aumentar a sua competitividade no setor siderúrgico e se tornar uma empresa ecologicamente sustentável.

Professor Ricardo explica que o trabalho enviado ao COBEM é fruto de um projeto de pesquisa que foi desenvolvido no campus Arcos durante um ano. Para Carrasco a participação de alunos em um evento como o COBEM é mais uma grande oportunidade de aprendizado para eles, principalmente pela troca de experiências.

“Por ter um carácter internacional, a participação dos alunos neste evento é de suma importância, devido a interatividade com outros trabalhos realizados por alunos, pesquisadores e docentes de outras instituições nacionais e internacionais, dentro da Engenharia Mecânica e áreas a fins”, destacou.

O outro trabalho que será apresentado no COBEM 2021 é do aluno Breno Avelar Mendonça, orientado pelo professor Marcos Paulo Gonçalves Pedroso. Trata-se do projeto intitulado "Detecção e análise de combustíveis adulterados em motores de combustão interna: desenvolvimento de um protótipo". Este trabalho acadêmico teve início no campus Arcos e foi concretizado no ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto, durante o intercâmbio que Breno realizou em Portugal.

Para Breno, o incentivo dos professores e a qualidade do ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no IFMG Arcos, proporcionaram a participação no evento.

“Participar de eventos assim é fruto das orientações e da qualidade técnica e profissional de todos os professores do campus Arcos. É também da experiência adquirida com os Trabalhos Acadêmicos Integradores, onde somos frequentemente cobrados por alta performance e desempenho”.

“Participar de eventos assim é fruto das orientações e da qualidade técnica e profissional de todos os professores do campus Arcos. É também da experiência adquirida com os Trabalhos Acadêmicos Integradores, onde somos frequentemente cobrados por alta performance e desempenho”.  Breno Avelar Mendonça - Aluno de Engenharia Mecânica

Breno acredita que a participação no COBEM vai ajudar na troca de experiências, além de incentivar outros estudantes do campus a participarem de eventos similares.

“Acredito que através deste evento será possível criar um networking com os outros participantes, onde haverá um intercâmbio de ideias, o que ainda pode gerar mais frutos. Além disso, representar minha instituição de ensino neste grande evento, certamente poderá motivar outros alunos a submeterem seus projetos, visto que no campus Arcos há vários projetos interessantes”.

COBEM 2021 - Congresso Internacional de Engenharia Mecânica

O COBEM é o principal evento científico em engenharia mecânica e áreas afins da América Latina, sendo realizado a cada dois anos, desde 1971. O evento reúne estudantes, engenheiros e cientistas e conta com a participação média de 1000 pessoas e 800 trabalhos publicados nos anais, além de palestras nacionais, internacionais e workshops.

O evento conta com sessões técnicas, sessões plenárias, apresentação de pôsteres e reuniões técnicas.

O COBEM 2021 será realizado na cidade Florianópolis, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, comemorando o 50º aniversário do primeiro COBEM, realizado na mesma cidade em 1971.

*Com informações da UFSC.