Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Estágio
conteúdo

Estágio

por niltom.vieira publicado 22/04/2016 01h24, última modificação 14/03/2024 14h41

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO e não-obrigatório 

 

Para que o estágio seja, oficialmente, considerado pelo IFMG é preciso seguir algumas recomendações importantes:

1)  Solicite seu estágio com, no mínimo, 15 dias de antecedência, pois é preciso fazer um processo, o qual passa por vários trâmites.

Esta solicitação é feita mediante a entrega da FICHA DE CADASTRO de estágio e do PLANO DE ESTÁGIO, ao setor de extensão, o e-mail é extensao.arcos@ifmg.edu.br.

Após a verificação se todos os campos estão corretamente preenchidos, o setor responde ao estagiário que o processo para o estágio está em andamento.

2) Com o material enviado, são elaborados: Termo de Convênio de Estágio (obrigatório via SEI desde abril de 2020), Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Estágio. Todos estes documentos são assinados por: Direção de Campus, Empresa, Aluno, Coordenador de Curso, Coordenador de Estágio e Supervisor de Estágio.

Geralmente, a empresa, o aluno e o supervisor de estágio são usuários externos do IFMG, o que solicita que seja feito um cadastro no sistema SEI, o qual é liberado pelo setor de extensão após a conferência de documentação exigida pelo IFMG.

3) Após os documentos estarem prontos, são encaminhados as para assinaturas, tanto internas quanto de usuários externos devidamente registrados.

4) Com tudo assinado, o estágio está oficialmente em andamento.

5) Durante o período de estágio, o aluno deve seguir sendo orientado pelo professor do campus que o acompanha, encaminhando a este e para o setor de extensão os relatórios de atividades. O relatório de atividades deve ser apresentado a cada 6 meses, ao final de cada semestre letivo (obrigatoriamente).  De acordo com o inciso IV do art. 23 da resolução nº 38/2020 

6) Ao finalizar o tempo de estágio, o aluno deverá enviar ao Setor de Extensão os seguintes documentos: Termo de rescisão de estágio, Declaração de horas de estágio e a Ficha de avaliação do estagiário do supervisor e do orientador. Para que seja anexado ao processo de estágio. 

7) Ao finalizar o item 6, o aluno deverá elaborar o RELATÓRIO FINAL, seguindo o modelo oficial, disponibilizado abaixo, e entregar ao Setor de Extensão para que seja encaminhado para avaliação. Ao final de cada semestre letivo de ser enviado o relatório parcial de estágio.

 

DOCUMENTOS:

Ficha de Cadastro ( download )

Modelo Plano de Estágio IFMG ( download )

Modelo de Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio (Prorrogação de Estágio) - ( download )

Modelo de Declaração de Horas de Estágio - ( download )

Modelo de Relatório Parcial e Final de Estágio - Formato .doc ( download ) - Formato Latex ( download )

Modelo de Termo de Rescisão de Estágio - ( download )

Modelo Ficha de Avaliação do Estagiário pelo supervisor - ( download )

Modelo Ficha de Avaliação do Estagiário pelo orientador - ( download )