Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Graduação
conteúdo

Graduação

por niltom.vieira publicado 13/06/2016 10h48, última modificação 27/02/2024 17h35

 

Engenharia Mecânica integral

O bacharel em engenharia mecânica atuará no desenvolvimento e supervisão de projetos nas áreas de mecânica industrial e mecânica térmica. Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção.

DuraçãoVagasTurnoMatriz curricularProjeto pedagógicoCoordenaçãoContato
5 anos 50

Integral

(Noturno a partir de 2024)

2016/2

2017/1

2018/1

2019/1

2020/1

2021/1

2016/2

2017/1

2020/1

2021/1

2024/1

Ricardo Carrasco Carpio eng.mecanica.arcos@ifmg.edu.br

 

Obs.: as matrizes curriculares apresentadas foram aprovadas pelo Colegiado do Curso. Ao clicar em qualquer uma das matrizes acima é possível verificar a evolução das mesmas.

 

Acesse o Regulamento do Trabalho Acadêmico Integrador (TAI) aprovado pelo Colegiado em 11/03/2020.

Acesse o repositório dos Trabalhos Acadêmicos Integradores.

Acesse as atas de reunião do Colegiado do Curso.

Acesse as atas de reunião do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso. 

Acesse as ementas das disciplinas obrigatórias do curso.

 Acesse as ementas das disciplinas optativas do curso

Acesse o Plano de Ação da Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica do IFMG Campus Avançado Arcos, aprovado pelo Colegiado do Curso em 22/09/2021.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A formação complementar é fruto da participação do aluno, durante a realização de seu curso de graduação, em atividades que não estão inseridas na grade curricular, mas que, reconhecidamente, contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos e competências relevantes para sua formação acadêmica e profissional e que, por essa razão são integradas ao seu currículo escolar.

A comprovação de realização de atividades complementares deve ser realizada pelo aluno respeitando as regras definidas no Regulamento de Atividades Complementares. Para acessar o regulamento, clique aqui.

Para enviar a documentação para comprovação da realização das atividades, você pode clicar no link abaixo. Toda a documentação deverá ser organizada em um único arquivo em formato .pdf.

Clique aqui para enviar a documentação.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no âmbito do Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG Campus Avançado Arcos, configura-se como o projeto integrador desenvolvido como os projetos de TAI IX e TAI X. Para a sua realização devem ser seguidas as orientações definidas no Regulamento do TCC, que você pode acessar clicando aqui. Este regulamento foi desenvolvido pelo Núcleo Docente Estruturante e aprovado pelo Colegiado do Curso em 12/05/2021. Leia atentamente o regulamento para início do trabalho. Para a redação do trabalho devem ser seguidas as normas do Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do IFMG, que você pode acessar clicando aqui.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso já defendidos podem ser acessados no Repositório de TCC do curso.

Para o registro do desenvolvimento da atividade, será necessário o preenchimento de alguns documentos, que você poderá encontrar abaixo. As orientações para preenchimento e encaminhamento destes documentos estão descritas no Regulamento do TCC.

Anexo I - Ficha de Cadastro de TCC;

Anexo II - Ficha de Cadastro de TCC em Avanço;

Anexo III - Barema de Avaliação do Orientando;

Anexo IV - Declaração de Aceite de Artigo Científico;

Anexo V - Modelo de Ata de Avaliação de Defesa de TCC.

 

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (E.R.E.)

Semestre letivo 2020/2

Verifique aqui as disciplinas oferecidas no segundo semestre letivo de 2020, além dos docentes responsáveis, carga horária e período de oferta.

 

Semestre letivo 2021/1

Verifique aqui as disciplinas oferecidas no primeiro semestre letivo de 2021, além dos docentes responsáveis, carga horária e período de oferta de cada disciplina. Confira também o Calendário Acadêmico 2021.

 

Semestre letivo 2021/2

Verifique aqui as disciplinas oferecidas no segundo semestre letivo de 2021, além dos docentes responsáveis, carga horária e período de oferta.

 

ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

Após a conclusão do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG Campus Avançado Arcos, os alunos egressos continuam a ter um acompanhamento que objetiva conhecer o perfil do profissional formado na instituição. Este acompanhamento possibilita também a identificação de potencialidades e pontos de melhoria no curso, apontados pelos próprios alunos formados. 

Neste sentido, os alunos egressos são convidados a responder a um questionário simples, porém bastante objetivo, onde é possível identificar se eles se sentem alinhados ao perfil esperado, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de engenharia.

No link abaixo é possível ter acesso à íntegra do questionário e às respostas emitidas pelos egressos. Por meio das respostas, indicadores para o perfil do egresso são formulados e levados a debates do NDE e Colegiado do Curso quando necessário.

Perfil do Egresso