Você está aqui: Página Inicial > Carta aberta à comunidade escolar do IFMG Campus Arcos
conteúdo

Notícias

Carta aberta à comunidade escolar do IFMG Campus Arcos

publicado: 16/03/2022 14h16, última modificação: 16/03/2022 14h23
Nós, professores(as) e técnicos-administrativos(as) do IFMG Campus Avançado Arcos, vimos, por meio desta, manifestar a indignação com os constantes e crescentes ataques ao serviço público federal. Nesse sentido, optamos em expor para a comunidade escolar nossas motivações. 
Para tal, aderimos à paralisação articulada em assembleia realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE Seção Sindical IFMG), no dia 09 de março de 2022.
Foi aprovada em plenária a paralisação das atividades para o dia 16 de março de 2022, como parte do Dia Nacional de Mobilização, Paralisações e Manifestações, que contará também com um ato unificado em Brasília, Distrito Federal. 
Para além das questões salariais, que precarizam as relações de trabalho, os servidores do campus avançado Arcos destacam a necessidade de mobilização da comunidade escolar, no sentido de rever um conjunto de decisões que têm impactado diretamente a qualidade do ensino, e terá grandes prejuízos para o futuro de nossos alunos. Destacamos, portanto, as principais pautas de reivindicação:
● Contra o desmonte das políticas educacionais do país, juntamente com a negligência dos gravíssimos impactos educacionais causados pela pandemia;
 
● Contra o corte de 40% dos recursos financeiros para a educação nos últimos 6 anos; 
● Revogação da PORTARIA MEC nº 983/2020, que promove o aumento da carga horária docente, além de mudanças na estrutura e carreiras ligadas à educação. Esta mudança impacta diretamente na qualidade do ensino, impossibilitando a realização de pesquisa e extensão, pilares fundamentais do IFMG; 
● Revisão da paralisação das contratações dos profissionais de apoio especializado para atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas. 
● Reposição das perdas salariais dos servidores da educação federal nos últimos anos;  
A partir dessas pautas, julgamos necessário aderir e realizar a paralisação como forma de protestar e de conscientizar a comunidade do IFMG Campus Avançado Arcos sobre nossas motivações e as lutas travadas por nós em meio a um cenário desfavorável ao bom funcionamento do serviço público, especialmente para o setor da educação. 
Por fim, destacamos a nossa percepção da educação como base de uma sociedade justa, próspera e fraterna. Por essa razão, enfatizamos que nós, trabalhadores da educação, contamos com a ajuda de todos(as) na defesa e na construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Arcos, 16 de março de 2022. 
Servidores docentes e técnico-administrativos em educação do IFMG Campus Avançado Arcos.