Você está aqui: Página Inicial > Educação, respeito à democracia e construção do futuro

Educação, respeito à democracia e construção do futuro

Foripes, fórum que congrega as instituições federais e estaduais de ensino superior de Minas Gerais, divulga nota sobre as eleições nacionais.
publicado: 03/11/2022 14h30, última modificação: 03/11/2022 15h22

O Foripes-MG, fórum que congrega as universidades e os institutos federais mineiros, o Cefet-MG e as universidades estaduais, abaixo relacionados, vêm a público manifestar-se sobre as eleições nacionais cujos resultados foram oficializados pelo Tribunal Superior Eleitoral e amplamente reconhecidos, inclusive internacionalmente.

Parabenizamos a todos e todas que foram eleitos e reafirmamos a necessidade do compromisso e do trabalho constante em defesa do estado democrático de direito, do dever cívico e democrático de reconhecimento do resultado eleitoral.

Cabe aos eleitos e NÃO ELEITOS o compromisso e o trabalho constante em defesa do estado democrático de direito.  Como já foi sintetizado pelo respeitado cientista político Adam Przeworski, em seu livro Crises da Democracia (2020), “democracia é simplesmente um sistema no qual ocupantes do governo perdem eleições e vão embora quando perdem”.

Repudiamos veementemente qualquer manifestação antidemocrática, à revelia da lei e dos valores da nossa sociedade, que não reconheça o resultado das urnas, em especial aquelas que ousam clamar por intervenções que subvertam as bases do próprio regime democrático sobre o qual está assentado o respeito à lei e aos valores cidadãos.

Nossas instituições reiteram o compromisso com a construção de uma sociedade mais livre, equânime, justa e solidária, para o qual é imprescindível destacar a priorização da educação em todos os seus níveis e, em especial, o papel das instituições de ensino superior como agências estratégicas na construção de uma sociedade democrática e substantivamente comprometida com os princípios constitucionais.

Finalmente, conclamamos a sociedade brasileira à união, ao respeito aos princípios da democracia e ao trabalho constante e determinado em defesa de nosso Brasil, na busca de um futuro melhor para todos, especialmente para a parcela mais vulnerável de nossa população.

Minas Gerais, 2 de novembro de 2022.

Clique aqui para ler a nota