Você está aqui: Página Inicial > IFMG Arcos forma 88 novos profissionais em quatro áreas técnicas no Trilhas de Futuro

Estudantes concluíram os cursos de Técnico em Informática, Técnico em Mecânica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Eletrotécnica dentro do programa Trilhas de Futuro.
publicado: 28/04/2023 16h11, última modificação: 28/04/2023 16h11

“Essa é A Formatura! Uma formatura de milhões”. Foi assim que definiu a oradora Cristiana Ilza Costa Ancelmo. A concluinte do curso Técnico em Informática destacou que o momento era único e de muita alegria, já que muitos outros estudantes não puderam participar de eventos de formatura em decorrência da pandemia.

Para o orador Hérculisson Jacinto dos Santos, formando do curso Técnico em Mecânica, a conclusão do curso é uma vitória.

“Começamos o curso em 2021 dentro de um momento de muitas incertezas. Sem saber como seriam as aulas em função da pandemia. Mas hoje estamos aqui em uma noite que ficará marcada em nossos corações. Muitas vezes pensamos em desistir. Praticamente todos aqui trabalham durante o dia, com uma jornada longa e chegam cansados. Mas a maioria não desistiu do sonho, é uma grande vitória para todos”.

Hérculisson revelou ainda que graças aos “professores conselheiros” ele vislumbrou a oportunidade em empreender na área de mecânica. Assim, ainda durante o curso, decidiu abrir uma empresa na área.

Cristiana e Hérculisson, juntamente com outros 86 alunos, são os primeiros técnicos formados dentro do programa Trilhas de Futuro no IFMG Arcos. Os cursos de Técnico em Informática, Técnico em Mecânica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Eletrotécnica começaram de outubro de 2021, e por cerca de dezoito meses, os estudantes frequentaram salas de aulas e laboratórios do IFMG Arcos em busca da tão sonhada formação profissional.

Solenidade

A solenidade de formatura foi realizada no auditório do campus Arcos e contou com a participação de convidados, familiares dos formandos e servidores do IFMG Arcos.

O Coordenador Geral do programa Trilhas de Futuro no campus Arcos e Diretor licenciado, professor Charles Diniz, falou do orgulho para o IFMG Arcos em realizar mais esta formatura.

“Gostaria de cumprimentar cada um de vocês pelo esforço, determinação e força de vontade. Espero que possam seguir o caminho de vocês com muito sucesso profissional. Para nós do IFMG Arcos é um orgulho muito grande apresentar ao mundo do trabalho profissionais com tamanha dedicação e excelência na formação”.

Durante a solenidade, os formandos fizeram homenagens a professores e técnicos administrativos pelo trabalho durante o curso.

Terceira edição

Está previsto para este mês de maio o início das aulas da terceira edição do Trilhas de Futuro. O IFMG Arcos vai ofertar os cursos de Administração, Automação Industrial e Eletrotécnica. Cerca de 150 novos alunos irão cursar gratuitamente as aulas.

Uma novidade é o reajuste no auxílio transporte/alimentação, que agora será de R$ 20 por dia frequentando de aula.

Sobre o Trilhas

O projeto Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), justamente para garantir a oferta gratuita de cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade. Na prática, o Trilhas aproveita a infraestrutura já existente e a expertise de instituições públicas e privadas, que recebem investimentos do Estado para a disponibilização de turmas. Em Arcos, a parceria com o IFMG é celebrada desde a primeira edição, em 2021.