Você está aqui: Página Inicial > Memorial
conteúdo

Memorial

por niltom.vieira publicado 23/12/2020 21h23, última modificação 30/11/2021 15h43
Memorial

Screenshot 2020-12-23 at 21.24.25.png

Memorial do IFMG Campus Arcos

 

O objetivo deste projeto extensionista, coordenado pelo Prof. Niltom Vieira, é promover o levantamento e a tradução historiográfica dos principais episódios que remontam à existência do IFMG Arcos, preservando a memória desta instituição e da comunidade que com ela se relaciona. 

Além de preservar a identidade e a história de uma sociedade, este trabalho, desenvolvido com estudantes de Engenharia Mecânica, abre portas para uma formação humanística, a partir da criação de um espaço pluricultural de investigação e do exercício de outras formas de pensamento (além, claro, do matemático) que também moldam profissionais de sucesso.

Neste primeiro volume fez-se um resgate daquilo que já aconteceu no espaço físico onde hoje se situa o campus: do Aeroporto Rondon Pacheco, passando pela PUC Minas, até chegarmos no IFMG Arcos. A previsão é que os próximos volumes sejam biográficos, contando a história individual dos principais personagens envolvidos na construção do IFMG Arcos.

Espera-se que em um futuro não distante novos registros estejam igualmente publicados e disponíveis, pois, “um povo sem memória é um povo sem história” (Emília Viotti da Costa, 1928-2017).

 

Acesse o livro "Memorial do IFMG Arcos" (online) ou baixe o arquivo em pdf (link).