Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bons resultados na especialização em Docência

Bons resultados na especialização em Docência

Turma do curso de pós-graduação do IFMG em Arcos conclui a primeira disciplina
publicado: 14/05/2019 14h20, última modificação: 14/05/2019 14h20

Em abril, a primeira disciplina da pós-graduação em Docência do IFMG – “Metodologias de Ensino e Aprendizagem” – foi concluída com êxito no Campus Arcos. O curso é ofertado desde 2018 no local, na modalidade a distância.

De acordo com o coordenador da pós-graduação, Niltom Vieira, o curso oportuniza reflexões e debates importantes para a prática docente e cumpre um relevante papel social para a educação do país. “Temos alunos que atuam como professores em regiões afastadas dos grandes centros, em escolas indígenas, escolas rurais e em outras tantas localidades onde o acesso ao conhecimento e a formação continuada é restrito”, enfatiza.

"O curso tem proporcionado novas perspectivas em sala de aula. Utilizei a metodologia PBL com meus alunos e foi um sucesso! Só tenho que agradecer a oportunidade”
(Cynthia Bello)

Niltom destaca que o IFMG é uma das poucas instituições que já se adequaram para a oferta e para o atendimento à resolução CNE 06/2012. O documento trata das diretrizes curriculares para a educação profissional, com referência à formação docente. “Em 2019, além da nossa turma regular, é ofertada também uma turma exclusiva para os servidores do IFMG (bacharéis e tecnólogos) que não possuem licenciatura ou formação para a docência”, explica.

A aluna Cynthia Alessandra Bello é professora do Ensino Médio na Forma Integrada em Análises Clínicas de uma escola pública no município de Contagem, e ressalta a importância do curso e da primeira disciplina em sua formação profissional, “a pós- graduação em Docência tem me proporcionado novas perspectivas em sala de aula. Utilizei a metodologia PBL com meus alunos e foi um sucesso! Só tenho que agradecer a oportunidade”, afirma.

O coordenador da pós-graduação reforça, ainda, que a equipe tem realizado constante esforço para aumentar anualmente a quantidade de vagas oferecidas, com o intuito de oportunizar capacitação aos professores, sobretudo, das redes públicas de ensino. “Esperamos, em breve, propor também a sua verticalização, por meio da criação de um curso stricto sensu nesta área, de modo a atender ainda mais a demanda existente”, finaliza.

libras_docencia

Intérprete de Libras e servidora do Campus Ribeirão das Neves, Débora Duque realiza tradução das aulas

Sobre o curso

A estrutura curricular da pós-graduação em Docência contempla, no primeiro semestre, quatro disciplinas do eixo comum – “Metodologias de ensino e aprendizagem”, “Teorias de Aprendizagem”, “Ciências cognitivas na educação” e “Seminários temáticos” –, com carga horária de 40h, cada.

Já o segundo semestre é reservado para as quatro disciplinas específicas, conforme a ênfase que o aluno possui (de acordo com a definição de vagas no edital de seleção). São dois eixos, o regular – “Tecnologias e comunicação na educação”, “Introdução à educação a distância”, “Educação inclusiva e especial” e “Organização e gestão escolar” –; e o eixo profissional, com as disciplinas “História e fundamentos sócio filosóficos da educação profissional”,  “Legislação e políticas públicas para a EPT”, “Estrutura e gestão da Rede Federal de EPT” e “Currículo e trabalho na educação profissional”, também com carga horária de 40h, cada uma.

O último semestre integra o componente prático, composto por Trabalho de Conclusão de Curso. A tarefa consiste na publicação de um artigo em revista científica com a narração de uma experiência prática/intervenção, preferencialmente inovadora, a qual os alunos são orientados a desenvolver ao longo do curso.

Anualmente, é promovido, ainda, um evento intitulado Metodologias de Ensino Inovadoras (MEI), no qual, além de debates e mesas redondas, são apresentadas e premiadas intervenções inovadoras realizadas na sala de aula.

seminario_docencia

Vídeo de apresentação do curso

Vídeo de apresentação da disciplina “Metodologias de Ensino e Aprendizagem”

(com Comunicação Reitoria IFMG)