Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Arcos promove “Abraço pela Educação” em defesa dos Institutos Federais
conteúdo

Notícias

IFMG Arcos promove “Abraço pela Educação” em defesa dos Institutos Federais

publicado: 13/05/2019 15h00, última modificação: 13/05/2019 15h00

Alunos e servidores do IFMG campus Arcos participaram na manhã desta segunda-feira (13) do ato #abraçopelaeducação. A ação faz parte da mobilização em defesa dos Institutos Federais e contra o bloqueio de recursos orçamentários feito pelo Ministério da Educação. Os cortes anunciados comprometem seriamente a continuidade do funcionamento das instituições de ensino da rede federal.

Presente em cinco regiões do estado, o IFMG atende direta e indiretamente cerca de 2,5 milhões. Está presente na periferia de grandes cidades, como as da região metropolitana de Belo Horizonte, e também no interior, como em municípios de pequeno e médio porte. Com o bloqueio orçamentário anunciado pelo MEC, está em jogo a formação profissional de 17 mil alunos e toda a estrutura de ensino, pesquisa e extensão envolvida na realização das rotinas pedagógicas e administrativas de 18 campi do IFMG.

Hoje e ao longo desta semana, novos atos acontecem nos campi do IFMG e também nos Institutos Federais de todo o Brasil. Na próxima quarta-feira, dia 15, no IFMG Arcos, estarão suspensas as atividades acadêmicas e administrativas, atendendo a convocação para a paralisação nacional no “Dia de Luta em Defesa da Educação”. 

Cortes na Educação

Os impactos, números e a previsão orçamentária para o ano 2019 foram analisados com cuidado pela equipe de gestão e tecnicamente se chegou à conclusão de que, com o corte de R$ 20,6 milhões (cerca de 32%), o IFMG só terá recursos para manter suas atividades em funcionamento até o mês de setembro. Aprovado em lei no fim de 2018, o orçamento anual previa R$ 65,4 milhões para ações de custeio e investimentos, a serem realizadas ao longo de 12 meses. Com o corte, a instituição passa a não ter condições de honrar seus compromissos e cumprir contratos com fornecedores. Além disso, projetos fundamentais para a matriz curricular de nossos 192 cursos passam a ter sua realização comprometida.

Não podemos concordar com o bloqueio de recursos imposto às instituições federais de ensino. Educação é um bem público, garantido pela Constituição Brasileira a todos. Mais do que ensinar, o IFMG leva oportunidades a quem precisa, chega à periferia de grandes cidades e ajuda a realizar sonhos no interior. Forma cidadãos e, somente com o exercício da cidadania, se constrói um país justo.

Entender para defender

Se você não entende a importância dos Institutos Federais, te convidamos a nos conhecer melhor, saber como surgimos e o que fazemos. Somente o IFMG atende direta e indiretamente cerca de 2,5 milhões de pessoas. Nossos cursos são bem avaliados pelo Ministério da Educação, temos diversos projetos de pesquisa e ações de extensão voltadas à comunidade. Além de estarmos comprometidos por lei com o fomento e o atendimento às demandas do desenvolvimento regional, nossos campi ajudam a movimentar a economia de dezenas de cidades mineiras, em cinco regiões do estado.

Para saber mais detalhes sobre o bloqueio e ficar informado sobre novas ações e resultados dessa mobilização, acompanhe novas informações no nosso site e nas nossas redes sociais . É importante entender os dados apresentados para compreender a gravidade do momento e como esse bloqueio compromete seriamente as atividades essenciais do IFMG. Contamos com o apoio de toda a comunidade!

#abraçopelaeducação #souifmg #redefederal #orgulhoifmg

 

Leias mais:

IFMG completa 10 anos com atuação em cinco regiões do estado

IFMG tem o melhor índice de eficiência acadêmica da região Sudeste

Evolução da Lei Orçamentária Anual (LOA) e número de matrículas IFMG

loa e matrículas.png

Pelo gráfico, nota-se que houve elevação no número de estudantes, de 2015 a 2019, enquanto os valores orçamentários não foram reajustados conforme esse crescimento.