Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Arcos inicia semestre letivo com uma série de atividades

IFMG Campus Arcos inicia semestre letivo com uma série de atividades

publicado: 29/03/2017 16h30, última modificação: 03/04/2017 10h15

O Campus Avançado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais em Arcos retornou às aulas com um conjunto de ações e atividades que consolidam a unidade na região. Com foco na pesquisa, ensino e extensão, os alunos, professores e técnicos administrativos puderam discutir o futuro do Campus, conhecer um pouco mais da realidade do mercado na região e realizar atividades filantrópicas.

Denilson_discursando.jpgNa segunda-feira (13), por exemplo, foi realizada uma aula inaugural, na qual o diretor Márcio Resende Santos apresentou a estrutura do Campus e acolheu a todos. O prefeito de Arcos Denílson Teixeira/PMDB também se fez presente e ressaltou a importância do IFMG para a cidade, se comprometendo a buscar recursos para a expansão do mesmo.

O evento contou ainda com uma explanação do coordenador de Recursos Humanos da Companhia Siderúrgica Nacional, a CSN, que explicou sobre o Núcleo de Recursos Humanos de Arcos e Região, no qual estabelecerá parcerias com o IFMG para estágios e outras atividades em conjunto. Destacou também os bons trabalhos realizados e expostos pelos alunos durante a atividade.

O engenheiro mecânico e de produção Diogo Gustavo Alves palestrou sobre o tema: “Mercado de trabalho: perspectivas para os engenheiros”. Ele contou suas experiências, apresentou desafios contemporâneos da profissão e ressaltou que mesmo o país envolvido num período economicamente instável, a área de engenharia mecânica continua pujante.

CAPACITAÇÃO

Na quarta-feira (15) foi a vez de os professores e alunos participarem de um treinamento para aprimorar a execução da metodologia inovadora adotada pelo Campus: o Trabalho Acadêmico Integrado. Com oficinas e dinâmicas em grupo, professores da PUC Minas, discutiram e trouxeram novas perspectivas.

capacitacao_TAI.jpg Participaram da capacitação tanto alunos, quanto técnicos administrativos e docentes, que foram conduzidos pelo coordenador do curso de Engenharia de Energias da PUC Minas Coração Eucarístico Otávio Esteves; pelo professor do curso Ricardo Siervi, do mesmo departamento; e pelo coordenador do curso de Engenharia Civil da PUC Minas Barreiro Everaldo Bonaldo.

Ainda dentro da programação também foi realizada uma palestra sobre a Assistência Estudantil com Ana Kelly, que é assistente social do Campus de Formiga. Numa iniciativa inovadora, os alunos, por iniciativa própria, organizaram um Trote Solidário, arrecadando vários quilos de alimentos que serão distribuídos para a comunidade carente de Arcos.