Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Arcos realiza competição

IFMG Campus Arcos realiza competição

publicado: 21/11/2017 16h12, última modificação: 22/11/2017 07h30

Alunos do curso de Engenharia Mecânica do IFMG Campus Avançado Arcos participaram da primeira Competição de Ponte de Palitos de Picolé promovida pela instituição. A atividade foi realizada na manhã de hoje (20). Os alunos desenvolveram o projeto de suas pontes aplicando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Estática e Ciência dos Materiais.

A competição levou em conta o carregamento suportado pela ponte e seu próprio peso, sendo considerada a equipe campeã, aquela cuja ponte construída obtivesse a maior relação massa suportada por massa da ponte.  As pontes foram construídas usando palitos de picolé e cola respeitando uma largura máxima de 200 mm e comprimento de 800 a 900 mm.

A equipe campeã (Felipe Fernandes Lopes, Joice Paloma Faria, Marcos Raphael Batista, Vinicius Fonseca da Silva) construiu uma ponte com massa de 153 g que suportou o peso de uma massa de 19,672kg. Ou seja, 129 vezes a própria massa.

Os estudantes, que se basearam no Provérbio Chinês de que, "se quiser derrubar uma arvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo afiando o machado" , comentaram que "usamos mais tempo nos cálculos, e nas tomadas de decisão do que no processo de montagem em si. Estamos felizes por sermos os campeões da primeira competição".

O projeto foi organizado pelos professores Jefferson Silva e Luiz Viana, com apoio dos docentes Maurício Jorge, Túlio Panzera e uma academia da cidade.

f01.jpeg

f02.jpeg