Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O IFMG Arcos compartilha com a comunidade informações relacionadas à suspensão do calendário acadêmico

suspensão do calendário acadêmico
publicado: 26/04/2024 16h49, última modificação: 26/04/2024 17h42

Tendo por base o seguinte histórico de acontecimentos:

1) O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - SINASEFE, Seção Sindical IFMG, enviou ao Reitor do IFMG, o ofício n. 05/20024 informando a deflagração da greve a partir do dia 09 de abril de 2024 (link);
2) A categoria dos TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO do IFMG Arcos, enviou ao Diretor do IFMG Arcos, comunicado da adesão integral à paralisação a partir de 15 de abril de 2024, conforme assembleia realizada em 10 de abril de 2024 (link);
3) A categoria dos DOCENTES DO IFMG ARCOS, enviou ao Diretor do IFMG Arcos, comunicado de adesão da maioria dos docentes à paralisação a partir de 29 de abril de 2024, conforme assembleia realizada em 24 de abril de 2024 (link).

E considerando que:

• a greve do trabalhador, servidor público, é um direito legal, de acordo com a Constituição Federal (artigos 9º e 37, inciso VII); e
  • a adesão dos servidores nas condições supracitadas poderia inviabilizar a continuidade do período letivo;

Realizou-se no dia 26/04/2024 uma reunião extraordinária do Conselho Acadêmico (CA) do IFMG Arcos, a instância máxima da unidade. Vale esclarecer que não compete a este conselho deliberar sobre o movimento grevista, que é uma prerrogativa legal dos trabalhadores, mas lhe cabe avaliar as condições para continuidade ou a suspensão do calendário acadêmico.

Como resultado desta reunião, a maioria dos conselheiros aprovaram, por prazo indeterminado, a suspensão do calendário dos cursos de graduação e técnico integrado ao ensino médio, a partir de 29 de abril de 2024. Observa-se que os representantes eleitos das três categorias da comunidade escolar: estudantes, técnicos administrativos e docentes, manifestaram-se favoráveis à suspensão do calendário acadêmico.

A suspensão do calendário acadêmico implica na suspensão das aulas regulares desses cursos, enquanto outras atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão poderão ser mantidas. Dessa forma, respeitando o direito individual a não adesão à greve.

Finalmente, o COMANDO DE GREVE LOCAL, representado por técnicos e docentes, compartilhará com a comunidade, o mais brevemente possível, informações relativas ao legítimo pleito das categorias. Além disso, convidarão pais e alunos para momentos de esclarecimento sobre essa temática.

A reunião do CA foi gravada e pode ser assistida na íntegra no endereço: https://youtu.be/c0aYH7STdOY

Veja no endereço: https://www.ifmg.edu.br/portal/noticias/situacao-da-greve-nas-unidades-do-ifmg todas as unidades do IFMG aderiram ao movimento.