Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Resultados do curso a distância "Estratégias de Ensino e Aprendizagem"

Resultados do curso a distância "Estratégias de Ensino e Aprendizagem"

publicado: 18/05/2019 18h09, última modificação: 18/05/2019 18h52

Os números do curso de Formação Continuada Estratégias de Ensino e Aprendizagem impressionam: 1400 alunos matriculados!

O curso é oferecido gratuitamente pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Arcos na modalidade Ensino à Distância (EaD). Ele é destinado à formação de professores para a pesquisa científica e para a realização de intervenções inovadoras na sala de aula. O curso entra na sexta semana, e os relatos e os elogios sobre a qualidade do curso já constatam que o sucesso não está apenas nos números!

André Liboreiro, engenheiro mecânico e professor, dá o seu depoimento: “Atuo há poucos meses na rede municipal de Cariacica-ES e a oportunidade de fazer o curso totalmente EaD possibilita que professores de todo país tenham acesso a esse conteúdo tão relevante no cenário educacional brasileiro”. André também falou sobre o material didático: “A apostila e os materiais complementares me conduziram a refletir sobre a minha prática pedagógica e a abordagem através de artigos, que demonstram na prática a eficiência das ferramentas apresentadas, tornam o curso mais envolvente”.

Já Sérgio Fiuza, engenheiro de produção e professor universitário no Estado do Rio de Janeiro, também destaca que: "Sempre fui um professor MUITO conteudista. Minha preocupação com o cumprimento da ementa das disciplinas que ministrava era constante, além de pouco variar nos métodos de ensino e aprendizagem. Durante o curso, eu pude identificar vários equívocos que cometia ao ministrar minhas aulas e reconhecer que minha formação tecnológica não era suficiente para maximizar o aprendizado daqueles que estavam sob meus cuidados pedagógicos. O curso é excelente!"

O Prof. Jefferson Silva, presidente do Comitê de Ensino à Distância do IFMG Campus Arcos (CEAD), fala sobre a importância do curso: “é interessante observar nos fóruns de discussão do curso o entusiasmo de alguns professores em colocar em prática métodos inovadores de ensino”.

O coordenador e professor do curso, Niltom Vieira Junior, explica porque ele idealizou esse curso: "O IFMG Arcos já oferece regularmente o curso de Pós-Graduação em Docência (EaD) e a sua alta procura nos mostrou a demanda por capacitação continuada que há, principalmente, para os professores das redes públicas. Considerando a importância dessas ações para a educação nacional e o sucesso obtido na oferta deste curso, já estamos planejando a sua continuação, a ser ofertada no próximo semestre, abordando outro tema muito atual e relevante: as tecnologias na educação!"

Por Jefferson Silva.