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Reuniões de transição de gestão têm início no IFMG

Equipes definidas pelo dirigente atual e pelo reitor eleito estiveram reunidas nesta segunda-feira, dia 7 de agosto, para começar os trabalhos de transição
publicado: 08/08/2023 15h02, última modificação: 08/08/2023 15h03

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 7 de agosto, na Reitoria do IFMG, em Belo Horizonte, a reunião de abertura dos trabalhos de transição de gestão no IFMG. Estiveram presentes servidores indicados pelo atual reitor, Kléber Glória, e pelo reitor eleito, Rafael Bastos. A comissão de transição conta com 18 integrantes, conforme descrito em portaria, e será responsável por conduzir a troca de gestão de forma coesa e transparente, zelando pela continuidade das ações junto à comunidade interna e externa neste período.

Ao abrir a reunião, Kléber Glória deu as boas-vindas e expôs a sequência da reunião, agradecendo às equipes presentes pelo empenho em contribuir para um processo de transição tranquilo e positivo para a instituição. As reuniões entre os dois gestores - Kléber e Rafael - já vinham acontecendo há algumas semanas e, agora, o processo tem sequência com os repasses entre os servidores responsáveis em cada pró-reitoria e diretoria sistêmica.

Neste primeiro encontro, em clima descontraído, os representantes da atual e da gestão eleita se apresentaram e fizeram pontuações sobre como se darão os próximos passos. A necessidade de um encaminhamento que preze a continuidade dos avanços obtidos pela instituição - em aspectos internos e externos - nos últimos anos foi unanimidade entre os presentes, que também aproveitaram a ocasião para mencionar a condução cautelosa do atual reitor.

"Tem sido uma transição madura e responsável, que mostra o comprometimento da atual gestão com a instituição", afirmou o diretor de Planejamento Educacional de Ensino, Mário Viana Alvarenga, responsável por conduzir os trabalhos da comissão, ao lado do diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Costa. "O IFMG ganha muito com este profissionalismo com que o processo tem se desenvolvido", avalia.

O papel chave da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) também foi lembrado por alguns dos presentes. "Ter a DDI, que coordena o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, à frente deste processo nos dá segurança de que não vamos 'jogar fora' o que foi construído até então", comentou a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Rafaela Lucarelli.

Rafael Bastos ressaltou a necessidade de dar andamento à transição sem que isso interfira nos vários outros processos importantes em andamento simultaneamente. "A administração pública tem que ter isso, a gente pega o bastão, corre, corre, corre e passa para outro, que também corre, corre... Mas o importante é sabermos do nosso compromisso institucional, com a nossa comunidade, com as 18 unidades do IFMG", afirma. 

O reitor eleito também frisou o papel da comissão no sentido de minimizar os percalços que são comuns em uma situação de mudança. "É fato que toda mudança envolve bastante trabalho, mas sabemos que estamos em um processo coerente e temos um grupo seleto, que vai poder contribuir muito". O intuito é, nas próximas semanas, dar um retorno à comunidade, informando quem serão os próximos gestores e como será a dinâmica da nova gestão. 

As atividades da comissão tiveram continuidade na tarde de segunda-feira com reuniões setoriais, conforme previsto no cronograma apresentado por Wilson e Mário. Wilson Costa também destacou os objetivos e a metodologia de trabalho da comissão de transição, cujas ações estão sendo desenvolvidas de forma coordenada, garantindo segurança institucional. Em um segundo momento, previsto para o período de 16 de agosto a 15 de setembro, ocorrerão os encontros por área temática para tratar dos procedimentos e das rotinas administrativas próprias de cada setor.

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