Você está aqui: Página Inicial > Volta às aulas - Estudantes são recebidos com palestras, café da manhã e gincana

publicado: 10/02/2023 16h53, última modificação: 10/02/2023 16h53

O ano letivo de 2023 começou a todo vapor para os estudantes do ensino médio no IFMG Arcos. Entre os dias 01º a 3 de fevereiro, foi realizada a Semana do Acolhimento aos estudantes. Iniciativa do IFMG, através da Direção de Ensino e do Núcleo de Atendimento ao Educando – NAE. Atividades como palestras, debates, gincana e muitos momentos de interação marcaram o início do semestre.

Os estudantes do primeiro ano do ensino médio foram recebidos pela equipe de Gestão e Pedagógica no auditório do campus. Receberam informações sobre a rede federal, sobre o uso dos laboratórios, da biblioteca, calendário acadêmico e, por fim, foram apresentados aos servidores do campus e conheceram os espaços do campus.

Já os alunos e alunas do segundo e terceiro ano começaram o ano letivo com uma palestra. O Engenheiro Mecânico arcoense, Jaime Pedrosa, conversou com os alunos sobre a carreira e as oportunidades profissionais na área.

Após o encontro, os veteranos iniciaram a disputa de uma divertida gincana. As turmas foram divididas em quatro equipes que se enfrentaram em diversas provas na competição.

No encerramento da semana de acolhimento todos os estudantes participaram de um importante encontro para tratar do tema: Democracia em Debate. A mesa de convidados contou com a participação do Diretor do Campus Arcos, Charles Martins Diniz, do professor de História do IFMG Arcos, Lucas Thiago Rodarte, e da Coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino, Cristina del Papa. Os convidados apresentaram a história dos movimentos brasileiros na luta pela democracia, o panorama atual após os ataques ao regime democrático brasileiro e, por fim, responderam aos questionamentos dos estudantes.

E pra fechar toda a recepção aos estudantes do ensino médio foi realizada mais uma edição do “Show de Talentos”. As apresentações musicais também estavam incluídas como provas da gincana. Talentos do campus se revezaram nas apresentações e deram show.