Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Betim participam de Congresso

Estudantes do Campus Betim participam de Congresso

publicado: 11/05/2018 16h25, última modificação: 23/05/2018 13h49

Os estudantes Antônio Sérgio de Freitas Junior, do curso técnico em química, e Vitor Hugo Laia de Oliveira, do curso de Engenharia de Controle e Automação, apresentaram seus trabalhos de pesquisa no I Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste (CONPISUD), realizado na cidade de São João da Barra, no Rio de Janeiro, entre 8 e 10 de maio.

A primeira edição do CONPISUD foi organizada pelo Instituto Federal Fluminense com a proposta de reunir os trabalhos de iniciação científica, incentivando a pesquisa e a inovação das instituições da Rede Federal EPT do Sudeste.

O trabalho apresentado por Antônio, orientado pela professora Marcela Matteuzzo, tem como objetivo avaliar condições de degradação ambiental de córregos que compõem a alta bacia do Rio Betim. Já o trabalho de Vitor, orientado pela professora Flávia Siqueira e co-orientado pelos professores Virgil Almeida e Michelle Santos, trata da construção de um protótipo automatizado para fermentação de microrganismos produtores de enzima, com aplicação comercial e industrial.

Além de Antônio e Vitor Hugo, a professora do Campus Betim Marcela Matteuzzo atuou como avaliadora de trabalhos produzidos por outras instituições, observando boa qualidade na pesquisa, com bons objetivos tanto para a ciência fundamental quanto a ciência aplicada. A professora Marcela destacou que um estudante do IFMG-Campus Arcos foi premiado na categoria “melhor apresentação no formato oral”, ao apresentar um trabalho que visa beneficiar pequenos produtores de café.

A professora Marcela também parabenizou a iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMG, que possibilitou a participação de professores e estudantes do IFMG nesse evento no Rio de Janeiro: participar do congresso foi uma oportunidade para trocar experiências, aproximando os representantes dos diversos campi do IFMG e também possibilitando o contato do IFMG com outras instituições.

Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste (CONPISUD)

O CONPISUD é um evento promovido pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Sudeste do Brasil, representada por um conjunto de 11 instituições. Conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). A importância da realização do CONPISUD para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal.