Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota de Repúdio a Atos de Assédio

Nota de Repúdio a Atos de Assédio

publicado: 27/03/2020 08h42, última modificação: 27/03/2020 08h52

O IFMG-Campus Betim vem a público manifestar seu pesar com as denúncias de assédio expostas em mensagens nas redes sociais nesta semana. Como instituição de ensino e preocupada com a formação cidadã de nossos estudantes, temos a obrigação de combater todo tipo de assédio, preconceito e discriminação.

Voltado para a formação integral do ser humano, o campus Betim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Minas Gerais prima pela construção de um ambiente organizado, cortês e amistoso. Somos uma Instituição educadora que tem a missão de promover o combate diário às mais variadas formas de assédio e violência (moral ou física), e busca alcançá-la de forma transformadora e humanizadora, criando condições para uma convivência harmoniosa, pautada no respeito às individualidades, ao corpo, à diversidade de opiniões e de expressões, à cooperação, independente de cor, gênero, orientação sexual, comunidade de origem, política, time de futebol ou religião. Portanto, comportamentos desrespeitosos, preconceituosos, opressores, que causam constrangimento ou qualquer outra forma de ataque não serão aceitos em nosso ambiente institucional. Além de oferecer e conscientizar por meio de intervenções educativas, o IFMG pode e deve atuar na punição de todos aqueles que cometam atos dessa natureza. Para isso, conta com diversas instâncias para a apuração de denúncias e está aberto a acolher as vítimas.

Os casos que envolvem estudantes são apurados pela Comissão Disciplinar Discente, composta por representantes dos professores, dos técnicos-administrativos e dos próprios estudantes, considerando nosso Regulamento Disciplinar Discente e devido processo disciplinar. Já as situações que envolvem servidores são apuradas pela Corregedoria Geral do IFMG, que orienta a instauração de sindicância, procedimentos administrativos disciplinares e/ou correcionais cabíveis.

Sobre as postagens na rede social Twitter, nesta semana, informamos que alguns fatos relatados nessas mensagens não chegaram ao nosso conhecimento. Ainda, vimos denúncias expostas ali que foram tratadas nas instâncias dedicadas ao acolhimento e atendimento aos estudantes, e encaminhadas de acordo com os regulamentos e normas institucionais. Ressaltamos  que foram tomadas as providências cabíveis nos casos conhecidos pelo IFMG Betim.

Cabe destacar nesta nota, que tiveram fatos postados em mensagens do Twitter, que mencionam a equipe de trabalho do campus que não correspondem à verdade.

Como forma de atender melhor nossa comunidade, serão adotadas as seguintes ações:

Aproveitamos esta oportunidade para manifestar nosso repúdio a atos de assédio e solidariedade a todos que sofreram com essa situação.