Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da área de mecânica publica artigo sobre Soldagem Subaquática Molhada
conteúdo

Notícias

Professor da área de mecânica publica artigo sobre Soldagem Subaquática Molhada

publicado: 01/12/2020 15h10, última modificação: 01/12/2020 15h10

O professor Gabriel Mendes Carvalho, da área de mecânica do IFMG-Campus Betim, publicou recentemente o artigo "Efeito da Técnica de Esmerilhamento do Cordão na Dureza da ZTA de Soldas Multipasses Subaquáticas Molhadas". O trabalho teve a participação dos pesquisadores Alexandre Bracarense e Caroline Gonçalves, da UFMG, e Ezequiel Pessoa, ex-professor do IFMG-Campus Betim e atualmente na LeTourneau University (EUA).

O artigo apresenta uma técnica que proporciona melhorias nas propriedades de componentes subaquáticos e estruturas offshore. De acordo com o professor Gabriel, a utilização da soldagem na fabricação e manutenção dos equipamentos offshore é bastante onerosa e de difícil realização quando feita em ambiente subaquático. Além dos desafios operacionais impostos pelo meio, a água e a pressão influenciam nas características e na qualidade das soldas realizadas debaixo d’água.

O estudo publicado permite a otimização de procedimentos em reparos subaquáticos, refletindo na vida útil e na segurança operacional dos equipamentos. A pesquisa faz parte de um projeto desenvolvido no LRSS (Laboratório de Robótica, Soldagem e Simulação) da UFMG e que é referência no estudo de estruturas metálicas submetidas à ambientes subaquáticos.

 

Confira o trabalho completo aqui.