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Licenciatura em Letras

por 0002211 publicado 23/10/2018 10h36, última modificação 05/11/2020 14h55

Estágio

De acordo com a Lei nº 11.788/2008, a Resolução IFMG nº 7 de 19 de março de 2018 e a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, o estágio é atividade obrigatória para o curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês. Para fins de formação no curso, o aluno deverá cumprir o estágio em duas modalidades, quais sejam: estágio de observação e estágio supervisionado. Todas as etapas do estágio poderão ser desenvolvidas individualmente, em duplas ou em trios. Os alunos que optarem por cumprir os estágios em duplas ou trios, podem desenvolver os relatórios juntos, mas cada um deve entregar um documento em seu nome.

Para a realização dos estágios obrigatórios, os alunos deverão cumprir toda a carga horária em escolas estaduais e municipais. Já nos estágios não-obrigatórios, os alunos poderão realizá-los no IFMG Campus Congonhas. De acordo com o Art. 15, §1, inciso III da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, “a carga horária do estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas” para cada habilitação de um curso de Licenciatura. Seguindo essa resolução, no curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês do IFMG-Congonhas, há 400 horas-relógio para a habilitação em Português e 300 horas-relógio para a habilitação em Inglês, assim distribuídas:

Estágio de observação em Língua Portuguesa e Literatura: 100 horas-relógio de estágio, que deve ocorrer a partir do 5º semestre letivo do curso.

Estágio de observação em Língua Inglesa: 100 horas-relógio de estágio, que deve ocorrer a partir do 5º semestre letivo do curso.

Estágio supervisionado I e II em Língua Portuguesa e Literatura: 300 horas-relógio de estágio, que deve ocorrer a partir dos 7º e 8º semestres letivos do curso, com 150 horas-relógio em cada semestre.

Estágio supervisionado I e II em Língua Inglesa: 200 horas-relógio de estágio, que deve ocorrer a partir dos 5º e 6º semestres letivos do curso, com 100 horas-relógio em cada semestre.

Ao estabelecer o estágio de observação em Língua Portuguesa e Literatura em 100h, e o estágio de observação em Língua Inglesa em 100h, entende-se que a carga horária será utilizada para atividades de observação da escola e de aulas em diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, a depender da disponibilidade das instituições em que as atividades de estágio serão desenvolvidas. A carga horária será distribuída da seguinte forma: 14h em sala de aula, para observar aulas; 24h para que o aluno possa estudar os documentos da escola e, posteriormente, incluir os dados e suas impressões no relatório; 10h para conversar com a gestão escolar e se inteirar de aspectos relativos à escola que podem ser incluídos em seu relatório de estágio; 12h para reuniões e orientações com os professores orientadores e 40h para a escrita e a elaboração do relatório final.

Do mesmo modo, para o estágio supervisionado I e II em Língua Portuguesa e Literatura, o aluno deverá cumprir uma carga horária de 300h, sendo 150h para o estágio supervisionado I e 150h para o estágio supervisionado II, em que ele deverá cumprir, em cada estágio: 30h em sala de aula, em que ele precisará ministrar no mínimo uma aula; 24h para que o aluno possa estudar os documentos da escola e, posteriormente, incluir os dados e suas impressões no relatório; 20h para conversar com a gestão escolar e se inteirar de aspectos relativos à escola que podem ser incluídos em seu relatório de estágio; 16h para reuniões e orientações com os professores orientadores e 60h para a escrita e a elaboração do relatório final.

Quanto a estágio supervisionado I e II em Língua Inglesa, o aluno deverá cumprir uma carga horária de 200h, sendo 100h para o estágio supervisionado I e 100h para o estágio supervisionado II, em que ele deverá cumprir, em cada estágio: 15h em sala de aula, em que ele precisará ministrar no mínimo uma aula; 18h para que o aluno possa estudar os documentos da escola e, posteriormente incluir os dados e suas impressões no relatório; 12h para conversar com a gestão escolar e se inteirar de aspectos relativos à escola que podem ser incluídos em seu relatório de estágio; 15h para reuniões e orientações com os professores orientadores e 40h para a escrita e a elaboração do relatório final.

Caberá ao coordenador do curso a ao setor de Extensão do campus acompanharem todas as questões burocráticas relativas aos estágios de observação dos alunos. De acordo com FOGAÇA (s/d):

Na maioria dos cursos de licenciatura do país adota-se, como primeiro passo do estágio, o estágio observatório, em que o estagiário não exerce a regência, mas sim atua como observador e investigador. Durante o processo de observação, o acadêmico visualiza e vivencia de forma muito próxima os conteúdos teóricos, as habilidades necessárias para práticas pertinentes à profissão e se insere na realidade social, política e econômica da educação no país, o que é indispensável para a construção do conhecimento.

(https://goo.gl/SLGCmw. Acesso: 18/05/2018.)

            Os portadores de diploma de licenciatura com exercício comprovado no magistério e exercendo atividade docente regular na educação básica poderão ter redução da carga horária do estágio curricular supervisionado até o máximo de 100 (cem) horas. Além disso, para fins de atendimento, por parte do IFMG, do inciso V do item 4.1 do Edital 07/2018 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e do inciso II do item 8.5 do edital 06/2018 do Programa Residência Pedagógica, as horas cumpridas pelo licenciando no âmbito de algum dos dois supracitados programas poderão ser totalmente aproveitadas pelo aluno na integralização de suas horas de estágio. Em nenhum caso o aluno será dispensado de elaborar e de entregar os relatórios de estágio, sendo que nos casos em que a carga horária for totalmente aproveitada, o aluno redigirá o relatório levando em consideração sua prática de ensino em sala de aula.

Para fins de realização plena dos estágios de observação, o aluno deverá, ao final do curso, apresentar à coordenação um relatório de estágio, o qual deverá constar, necessariamente, as seguintes etapas:

1) INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter informações sobre a prática docente, a formação de professores e a importância do estágio, de tal modo que a especialidade em Letras seja tema central. É aconselhável que sejam feitas reflexões teóricas sobre ensino de Línguas Portuguesa e/ou Inglesa.

 

2) IDENTIFICAÇÃO

Estas são informações de caráter dêitico, que devem constar com estes subtópicos:

2.1. Nome da escola onde foi realizado o estágio

2.2. Endereço físico da escola onde foi realizado o estágio

2.3. Período de realização do estágio

2.4. Histórico da escola (quando foi implantada, quais seus objetivos, que cursos oferece, etc)

2.5. Descrição física da escola de modo a indicar as condições da biblioteca e demais laboratórios, se há ou não cantinas e refeitórios, quantas salas possui, quantos alunos atende, quais as condições da quadra/ginásio, bem como o auditório e sala dos professores, etc).

2.6. Gestão escolar para indicar como estão organizadas as atividades pedagógicas. Há coordenação de área? Como ela atua? Existe organograma de avaliação e desenvolvimento de atividades? Ele foi disponibilizado ao estagiário? Se sim, anexe. Como é a secretaria e como se dá o fluxo de informações oficiais na escola? São suficientes?

 

3) DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

Estas são informações específicas das práticas acompanhadas pelos alunos do curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês do IFMG-Congonhas:

 

3.1. Dados do professor-regente e sua carga-horária semanal certamente o nome do professor constará caso ele dê anuência para tal. Se for de entendimento que seu nome deve ser preservado (o que, em nenhuma hipótese deve configurar como constrangimento para estagiário ou professor), o estagiário deverá coletar informações gerais, como tempo de formação, tempo de magistério, e deverá indicar, quando precisar se referir ao docente, a sigla “PR” (professor regente).

3.2. Curso em que o estágio foi realizado, como Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pós-médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Profissionalizante. Em qualquer um dos casos, indicar o nível/ano/série.

3.3. Conteúdos, temas e assuntos abordados

3.4. Observações das atividades de estágio relatando o que ocorreu durante o período de observação

3.4.1. Focalizando a turma, indicando o tamanho da turma e suas possíveis idiossincrasias, tratar de alunos que, por ventura, se destaquem por alguma razão, tratar das impressões subjetivas da turma, qual o comportamento, quais estratégias prendem mais a atenção etc.

3.4.2. Focalizando o professor indicando aspectos de sua subjetividade frente à prática, como sua atuação, tom de voz, postura, gesticulação, motivação própria, estratégias de motivação dos alunos, instrumentos de manejo das aulas, formas de tratamento e interação com os alunos etc.

3.4.3. Focalizando as atividades de ensino e aprendizado relatando a distribuição do tempo, os recursos didáticos utilizados, instrumentos interdisciplinares e de contextualização, componentes da aula, planejamento e avaliação etc.

 

4) CONCLUSÃO

Apresentar uma autoavaliação, citando pontos marcantes (positivos e negativos), seu envolvimento como estagiário, e possíveis conclusões e opiniões sobre o processo do estágio.

 

5) REFERÊNCIAS

Citar, de acordo com as normas da ABNT, as referências utilizadas para elaboração do relatório.

 

Observação: Para entrega do relatório, o estagiário deverá apresentar em modelo eletrônico o texto, com capa, folha de rosto, sumário e documentos do estágio devidamente preenchidos e assinados pelo professor-regente e demais funcionários que acompanharam as atividades relatadas, de modo a comprovar o cumprimento integral da carga-horária obrigatória.

Caberá aos professores das áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, devidamente indicados pelo Colegiado do Curso, o acompanhamento das atividades de Estágio Supervisionado e a orientação dos estudantes, bem como quaisquer outras atividades que por ventura venham a integrar o processo de estágio. Será de responsabilidade do aluno obter, no site do campus, os documentos necessários para a realização dos estágios. O aluno deverá seguir algumas normas para cumprimento do estágio, todas elas em conformidade com o trabalho da Extensão, como fazer seu cadastro online no momento em que for iniciar o estágio em cada semestre e entregá-lo em uma via; imprimir e entregar o contrato do estágio que contenha um termo de compromisso, em três vias, e que deverá ser assinado pela gerência de Extensão; solicitar no setor de Ensino uma carta de apresentação para iniciar o estágio, em uma via. O plano de estágio, redigido pelo aluno, deverá seguir modelo já disponível no site do IFMG (https://www2.ifmg.edu.br/congonhas/extensao/estagio), e contar com a orientação dos professores orientadores, indicando as ações a serem realizadas em cada período do estágio.  De acordo com Januário (2008):

O Estágio Supervisionado é um contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas. Assim, sua formação tornar-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, “um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem [e] a função do educador”

(JANUÁRIO, 2008:1.)

            A principal diferença entre os estágios de observação e supervisionado está no fato de, no segundo, haver o desenvolvimento da regência, que poderá ser uma aula ou um conjunto de aulas a ser(em) desenvolvida(s) pelo estagiário. O tema/assunto/conteúdo deve ser previamente combinado com o professor-regente, de tal modo que não haja interferência no planejamento regular da escola onde o estágio se realiza. O estagiário deve prezar pela otimização dessa relação, de tal forma a auxiliar o professor-regente e os alunos no processo de ensino e aprendizado. Caberá ou ao professor-regente ou ao professor orientador de estágio acompanhar essas atividades de regência do estagiário para fins de avaliação. Ao final do curso, o estagiário deverá entregar, em formato eletrônico, o relatório de estágio, que deverá constar as seguintes etapas:

1) INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter informações sobre a prática docente, a formação de professores e a importância do estágio, de tal modo que a especialidade em Letras seja tema central. É aconselhável que sejam feitas reflexões teóricas sobre ensino de Línguas Portuguesa e/ou Inglesa.

 

2) IDENTIFICAÇÃO

Estas são informações de caráter dêitico, que devem constar com estes subtópicos:

2.1. Nome da escola onde foi realizado o estágio

2.2. Endereço físico da escola onde foi realizado o estágio

2.3. Período de realização do estágio

2.4. Histórico da escola (quando foi implantada, quais seus objetivos, que cursos oferece, etc)

2.5. Descrição física da escola de modo a indicar as condições da biblioteca e demais laboratórios, se há ou não cantinas e refeitórios, quantas salas possui, quantos alunos atende, quais as condições da quadra/ginásio, bem como o auditório e sala dos professores, etc).

2.6. Gestão escolar para indicar como estão organizadas as atividades pedagógicas. Há coordenação de área? Como ela atua? Existe organograma de avaliação e desenvolvimento de atividades? Ele foi disponibilizado ao estagiário? Se sim, anexe. Como é a secretaria e como se dá o fluxo de informações oficiais na escola? São suficientes?

 

3) DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

Estas são informações específicas das práticas acompanhadas pelos alunos do curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês do IFMG-Congonhas:

 

3.1. Dados do professor-regente e sua carga-horária semanal certamente o nome do professor constará caso ele dê anuência para tal. Se for de entendimento que seu nome deve ser preservado (o que, em nenhuma hipótese deve configurar como constrangimento para estagiário ou professor), o estagiário deverá coletar informações gerais, como tempo de formação, tempo de magistério, e deverá indicar, quando precisar se referir ao docente, a sigla “PR” (professor regente).

3.2. Curso em que o estágio foi realizado, como Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pós-médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Profissionalizante. Em qualquer um dos casos, indicar o nível/ano/série.

3.3. Conteúdos, temas e assuntos abordados nas atividades de regência

3.3.1. Período de regência, em que se registra o tempo destinado às atividades de regência

3.3.2. Planejamento(s) de ensino, de acordo com as orientações metodológicas das disciplinas regulares do curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês, quais sejam: “Didática e Metodologia do Ensino de Língua Inglesa”, “Didática e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa” e “Didática e Metodologia do Ensino de Literatura”.

3.3.3. Atividades propostas, seção onde se inserem exercícios, atividades, avaliações etc utilizados durante a regência.

3.3.4. Projeto de ensino, se for o caso do desenvolvimento de atividades de regência superiores a 2 (duas) horas-aula. O projeto deverá ser desenvolvido de acordo com orientações metodológicas das disciplinas regulares do curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês, quais sejam: “Didática e Metodologia do Ensino de Língua Inglesa”, “Didática e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa” e “Didática e Metodologia do Ensino de Literatura”.

 

4) CONCLUSÃO

Apresentar uma autoavaliação, citando pontos marcantes (positivos e negativos), seu envolvimento como estagiário, e possíveis conclusões e opiniões sobre o processo do estágio.

 

5) REFERÊNCIAS

Citar, de acordo com as normas da ABNT, as referências utilizadas para elaboração do relatório.

 

ANEXOS

Se houver, anexar fotos, produções, análises e outras informações que se fizerem pertinentes para comprovação das atividades de estágio supervisionado.

 

Observação: Para entrega do relatório, o estagiário deverá apresentar em modelo impresso e em modelo eletrônico o texto, com capa, folha de rosto, sumário e documentos do estágio devidamente preenchidos e assinados pelo professor-regente e demais funcionários que acompanharam as atividades relatadas, de modo a comprovar o cumprimento integral da carga-horária obrigatória.

A avaliação das práticas de regência deverá ser feita com base neste formulário:

FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Para estagiários do curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês do Instituto Federal Minas Gerais – campus Congonhas

1. Identificação do estagiário: (nome completo do estudante)

2. Período (semestre do curso)

3. Área do estágio (Port. ou Ing.)

4. Carga-horária (total)

 

 

5. Local de realização do estágio: (nome completo da escola onde o estágio ocorreu)

6. Período do estágio: (início e término do estágio)

 

7. Turno do estágio:

 

 

8. Modalidade de ensino: (Fundamental, Médio, EJA...)

 

9. Alunos: (quantidade)

 

 

AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE REGÊNCIA

 

ESCALA DE AVALIAÇÃO

ATIVIDADE OU PRODUTO

(marcar com um “x” o resultado da avaliação na escala)

insatisfatório

regular

mediano

Bom

ótimo

1. Planejamento de ensino (avaliar em linhas gerais sua pertinência)

1

2

3

4

5

2. Objetivos do planejamento (objetivos condizentes com proposta?)

1

2

3

4

5

3. Desenvolvimento do planejamento (ocorreu como planejado?)

1

2

3

4

5

4. Redação do planejamento (há clareza no que se pretende?)

1

2

3

4

5

5. Recursos metodológicos (como foram utilizados os recursos?)

1

2

3

4

5

6. Atividades propostas (condizentes com a proposta?)

1

2

3

4

5

7. Atividades avaliativas (como foi a avaliação do proposto?)

1

2

3

4

5

8. Desinibição e domínio da turma

1

2

3

4

5

9. Estratégias de motivação

1

2

3

4

5

10. Cumprimento do tempo

1

2

3

4

5

Observações gerais e informações complementares: