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Apresentação

Diretoria de Administração e Planejamento

 

Apresentação

A Diretoria de Administração e Planejamento é responsável por superintender e por gerenciar as atividades que estejam relacionadas com a gestão administrativa, orçamentária, financeira, patrimonial e de infraestrutura do campus. Ela está dividida em três coordenações, sendo elas:

1. Coordenações de Planejamento e Compras;
2. Coordenação de Infraestruturas e Contratos;
3. Coordenação de Almoxarifado e Patrimônio.

Diretor de Administração e Planejamento: Irving dos Santos Lélis

 

Planejamento e compras

O setor de Planejamento e Compras compreende o controle e execução das atividades orçamentária, contábil e financeira, aquisição de materiais e contratação de serviços necessários ao pleno funcionamento das atividades operacionais do IFMG campus Santa Luzia.

Anualmente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG Campus Santa Luzia participar, sob orientação da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento  (PROAP), da elaboração da Proposta Orçamentária Anual (PLOA). Esta proposta é levada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que após análise realiza a distribuição dos recursos que cada campus irá ter no ano para custear suas atividades.

O planejamento institucional do IFMG deve visar o desenvolvimento, o bem-estar da coletividade, a melhoria da prestação das atividades e serviços (ensino, pesquisa e extensão), ser um processo eficaz, não podendo prescindir da participação dinâmica da sociedade em sua formulação, implementação e constante avaliação.

O planejamento subsidia a elaboração da proposta orçamentária que irá compor a Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como a distribuição eficiente destes recursos no momento da compra.

Anualmente é construído o planejamento anual de compras com a participação coletiva a fim de otimizar os recursos financeiros. Compras fora do planejamento poderão ocorrer desde que sejam emergenciais ou em caráter especial, no entanto, o servidor deverá apresentar justificativa bem fundamentada pela não inclusão do item no planejamento e estes casos deverão ser evitados.

O processo de aquisição e contratação pela 8.666/93 é a licitação. Existem algumas modalidades de licitação, são elas: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso Leilão e as Dispensas e Inexigibilidades. A licitação visa a garantir a observância do Princípio Constitucional da Isonomia e a selecionar a opção que melhor atenda de maneira objetiva o interesse do serviço. Muitas vezes a compra e ou contratação de um serviço necessita de um Termo de Referência que deverá ser construído de forma conjunta entre o responsável pelo setor de Planejamento e Compras e o solicitante.

Manual orçamentário simplificado

Servidor: Giselle Coelho Soares

 

Infraestruturas e contratos

O setor de Infraestrutura e Contratos tem a função de assessorar a Diretoria de Administração do Campus estrategicamente nas políticas de ocupação, expansão e gestão do ambiente construído do Campus Santa Luzia do IFMG, visando ordenar o desenvolvimento e manutenção dos espaços físicos da instituição.

A utilização dos espaços do campus de Santa Luzia obedecem as Normas de Utilização dos Espaços do Campus, documento que foi gerado a partir de uma consulta aos servidores do campus.

Os contratos de prestação de serviços continuados, firmados entre o campus de Santa Luzia e seus fornecedores, são gerenciados objetivando a regulamentação dos procedimentos internos e garantia da sua correta execução.

Servidor: Lucas Felipe Araújo Almeida
Servidora: Fabiana Monjardim de Carvalho

Contato:  infraestrutura.santaluzia@ifmg.edu.br

Formulários.

 

Almoxarifado e Patrimônio

O setor de Patrimônio e Almoxarifado do IFMG campus Santa Luzia é responsável pelo planejamento, coordenação, execução e controle das atividades relativas à gestão dos materiais necessários ao funcionamento do Campus, bem como o controle dos bens patrimoniais.

Todos os bens do IFMG Campus Santa Luzia são devidamente registrados, tanto na entrada quanto na saída. Para gerenciar o Almoxarifado e Patrimônio, utilizamos o Sistema de Controle de Empenhos Almoxarifado e Patrimônio (SCEAP).

O SCEAP deve ser instalado na máquina do usuário. A partir deste sistema é possível identificar os itens disponíveis para uso. Para solicitá-los, os usuários deverão preencher o formulário padrão, instrumento para requisição de material ao almoxarifado, e enviá-lo para o responsável pelo almoxarifado e patrimônio.

Servidor: Adilson Barbosa Silva

Contato: almoxarifado.santaluzia@ifmg.edu.br

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO

 

Transportes


O campus Santa Luzia conta com um veículo, modelo DOBLO da maca FIAT, que comporta 5 passageiros e com um motorista, contratado por empresa terceirizada prestadora de serviço para o campus, que trabalha de segunda-feira a quinta-feira de 07 às 17 horas e sexta-feira de 07 às 16 horas. Horas extras são permitidas, conforme Convenção Coletiva do Ano Vigente, desde que não ultrapasse 2 (duas) horas diárias.

As solicitações de transporte obedecem a uma agenda de marcações que é gerada a partir das solicitações que chegam a Diretoria de Administração e Planejamento. Os solicitantes deverão preencher o Formulário de Solicitação de Transportes e enviá-lo para o e-mail transporte.santaluzia@ifmg.edu.br. Caso o atendimento não possa ser efetivado, o solicitante será informado para que nova data seja estudada.

As solicitações de transportes deverão encaminhadas com antecedência mínima de 48 horas para viagens internas, que compreende a região metropolitana de Belo Horizonte, e de 72 horas para viagens externas, fora da região metropolitana de Belo Horizonte.

A utilização do transporte obedece ao Decreto nº 6.403, de 17 de março de 2008


Servidor: Thiago Bruno Vieira Moreira
Contato: transporte.santaluzia@ifmg.edu.br.

Formulário de solicitação de transporte

Decreto 6.403, de 17 de março de 2008

 

Normas de Uso e Espaço do Campus

Tem como objetivo regulamentar e disciplinar os procedimentos para a utilização da quadra poliesportiva, laboratórios, sala de reuniões, auditório, copa, anfiteatro e estacionamento do IFMG – campus Santa Luzia, a fim de estabelecer convivência harmônica e garantir a conservação e a preservação de suas instalações físicas, mobiliários e equipamentos. Esse documento foi construído com a participação dos servidores do campus e aprovado pelo Diretor Geral Harlley Sander Silva Torres.

Responsável pelo agendamento: Lucas Filipe Araújo Almeida

Regulamento

Anexo II

Anexo III

Link para agenda do Auditório - apenas servidor/a do campus Santa Luzia

Link para agendamento da quadra

 

INFORMAÇÕES E CONTATO

Endereço: Rua Érico Veríssimo, nº 317, Bloco III
Telefone: (31) 3634-3949
E-mail: dap.santaluzia@ifmg.edu.br
Horário de Funcionamento: 07h00 às 21h00.