Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Eventos > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

por ricardo.sousa publicado 01/09/2023 18h03, última modificação 02/11/2023 10h28

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento anual promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e suas entidades associadas, realizado sempre durante o mês de outubro. Seu propósito é sensibilizar a população para a relevância da ciência como instrumento de criação de valor, inovação, prosperidade, resolução de desafios nacionais, inclusão social e aprimoramento da qualidade de vida.

Em 2023, a SNCT comemora seu vigésimo aniversário e, nesta edição, convida à reflexão sobre o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável".

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Arcos demonstra um compromisso sólido com a sustentabilidade, em particular em relação ao quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas: Educação de Qualidade.

Nesse contexto, o IFMG abraça essa temática e promove diversas atividades em novembro e principalmente nos dias 8, 9 e 10 de novembro. Entre essas atividades, inclui-se planetário, visitas ao campus, exposição "Engenharia & Arte" e palestras. O evento envolve a participação de membros da comunidade, incluindo familiares, alunos, professores do Ensino Básico e empresários de Arcos e região.

Palestra de abertura: Inovação e Sustentabilidade: Soluções que Mudam o Mundo

Palestrante: Victor Couto

Data: 08/11/2023

Horário: 19h00 até 21h30

Local: Auditório da PUC (ao lado do IFMG Arcos)

Minicurso: Meu dinheiro, Meu negócio

Professora: Aline Radicchi

Data: 09/11/2023

Horário: 14h00 até 18h00

Local: Auditório do IFMG Arcos

A palestra de abertura e o minicurso são apoiados pelo SEBRAE.

Sebrae

Palestras: Descobrindo o Mundo da Engenharia  (VAGAS RESERVADAS PARA ESCOLAS)

Palestrante: Prof. Dr. Francisco de Sousa Júnior

Datas: 08, 09 e 10/11/2023

Horário: 14h00 até 18h00

Local: Auditório do IFMG Arcos

Planetário + IFMG: Conheça o universo!

Planetário + IFMG

Alunos do Ensino Básico de escolas de Arcos e região poderão participar de sessões do planetário. Escolas interessadas devem enviar e-mail para ensino.arcos@ifmg.edu.br para agendar.

Datas: de 1 a 10 de novembro

Horário:  8h00 até 11h00 (cada sessão é de 30 min e tem capacidade de 40 alunos)

Inscrições no evento