Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Projetos > Treliças
conteúdo

Treliças

por ricardo.sousa publicado 12/09/2018 16h58, última modificação 19/09/2018 18h43


O projeto de extensão do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Arcos Impressão Tridimensional de Protótipos Treliçados para Fins Didáticos (nome fantasia Treliças – construindo o conhecimento) inicia-se com pesquisa sobre geometria, estruturas, desenho computacional campus e usando elementos esbeltos interconectáveis, fabricados em uma impressora 3D.

O projeto estende-se à sociedade, envolvendo o ensino médio de escolas da região de Arcos na construção do conhecimento e percepção da engenharia aplicada ao cotidiano. Os alunos dessas escolas participarão de oficinas nos laboratórios de informática projetando e montando os elementos esbeltos geometricamente, para formar estruturas em forma de treliças. A materialização das treliças auxiliará no desenvolvimento de visão espacial e o entendimento de relações geométricas.

Além disso, será construído um expositor de pontes treliçadas de 1,32 m x 1,50 m, iluminado, para ser fixado na parede do IFMG campus Arcos. Outra ação do projeto é o uso da impressora 3D para fabricação de mapa tátil do campus e, em parceria com o projeto Engenharia & Arte, de obras táteis que representam a Engenharia Mecânica, proporcionando, portanto, acessibilidade cultural e de informação aos deficientes visuais.


Coordenador: Jefferson Rodrigues da Silva

Coautor: Luiz A. F. de Campos Viana 

Bolsista:  Aryelton Dias Gonçalves

Contato: aryelton.eng@hotmail.com