Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Superior > Licenciatura em Física
conteúdo

Licenciatura em Física

publicado 22/04/2016 16h41, última modificação 24/01/2019 07h01
Física

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Física visa à formação de professores aptos para atuarem no campo da docência na Educação Básica e em outros espaços educativos, na área de física. Para isso, apresenta uma formação ampla e flexível que alia o domínio dos conhecimentos em Física e de prática pedagógica. Além disso, por meio da articulação entre a teoria com práticas de laboratório e de docência, busca preparar os futuros professores para se posicionarem de maneira crítica, criativa, responsável, construtiva e autônoma no processo escolar e social.

 

Perfil Profissional

Este profissional deverá:

- Ser detentor de adequada fundamentação teórica como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento dos modelos físicos e seus domínios de validade, podendo aprimorá-los e/ou complementá-los, sendo capaz de descrever fenômenos naturais, fenômenos e processos físicos do cotidiano e explicar os princípios físicos e conceituais de funcionamento de equipamentos tecnológicos.

- Estar apto a interpretar problemas físicos teóricos e experimentais, e propor soluções; utilizar de forma adequada as ferramentas matemáticas, computacionais, instrumentos laboratoriais, técnicas e métodos de medição e análise de dados.

- Estar preparado para apresentar resultados científicos de forma adequada através de palestras ou trabalhos escritos e ser comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais.

 

Mercado de Trabalho

O licenciado em Física poderá atuar como professor do Ensino Fundamental e Médio, em centros e museus de ciências e divulgação científica. Ao continuar sua formação acadêmica ingressando, preferencialmente, na pós-graduação em Ensino de Física ou Educação poderá lecionar disciplinas de Física e ciência aplicada na área tecnológica em instituições de ensino superior. Na indústria tem conquistado espaço em áreas como biomédicas, ambiental, transporte, petróleo e financeira, na criação de materiais, produtos e processos.

 


 

Este curso é oferecido nas seguintes unidades: