Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Superior > Licenciatura em Educação Física
conteúdo

Licenciatura em Educação Física

publicado 19/05/2023 08h49, última modificação 19/05/2023 08h49

EducacaoFisicaApresentação

A Licenciatura em Educação Física visa formar professores (as) que possam atuar em escolas públicas e particulares, diversificando os eixos temáticos da Educação Física e ampliando as práticas culturais de movimento, estimulando a produção de conhecimento, respeitando os princípios da diversidade cultural, da alteridade, da inclusão, da formação e informação plenas e da individualidade, no sentido de contribuir com a formação humana e com a construção de uma sociedade mais igualitária, democrática, e pautada no respeito às diferenças, refletindo sobre a saúde e a qualidade de vida, e se envolvendo com práticas que desenvolvam hábitos e atitudes de valorização da vida e de auto conhecimento.

Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Bambuí

Perfil Profissional

O egresso licenciado em Educação Física deve ser capaz de construir saberes teórico/práticos para atuar com os conteúdos da cultura corporal de movimento em diferentes grupos sociais além de resolver os problemas do cotidiano da prática docente, elaborar reflexões sobre os diferentes espaços de atuação, sujeitos e práticas corporais possíveis, e atuar na perspectiva da pesquisa-ação, como professor (a) reflexivo (a).

Espera-se também, que seja capaz de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico.

Fonte: IFMG Campus Bambuí

 

Mercado de Trabalho

O licenciado em Educação Física poderá atuar como docente do ensino básico em instituições das redes pública e particular. Também poderá atuar como docente do ensino superior após complementação da formação em cursos de pós-graduação na(s) sub-área(s) de seu interesse.

São, também, possibilidades de atuação do licenciado em Educação Física, as áreas de pesquisa (instituições de pesquisa) e lazer (clubes, hoteis etc.).

 

Este curso é oferecido nas seguintes unidades: