Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muito além da "Terra Plana"
conteúdo

Notícias

Muito além da "Terra Plana"

Experimento que utiliza conhecimentos básicos de Matemática para determinar a medida da circunferência da Terra foi realizado em 21 de março no Campus Ibirité
publicado: 29/03/2019 13h08, última modificação: 19/03/2024 14h32

Um experimento em escala mundial, que utiliza conhecimentos básicos de Matemática para determinar a medida da circunferência da Terra, foi realizado em 21 de março no Campus Ibirité.  Na ocasião,  uma barra de 1 metro de comprimento foi colocada perpendicularmente no solo e seis medidas de sua sombra foram anotadas.

Por que 21 de Março?

Por que esse é o primeiro dia do equinócio de outono no hemisfério sul, quando a órbita  do sol cruza a Linha do Equador. Dessa forma,  se um bastão perpendicular ao solo for posicionado exatamente sob essa Linha, ele não apresentará sombra. O experimento pode ser feito também no equinócio de primavera, que acontece em 23 de setembro, data em que a órbita do sol cruzará novamente o Equador.

Raios de sol desafio ibirité.PNG

Quem foi Eratóstenes?
Eratóstenes era um talentoso matemático e geógrafo, além de astrônomo, que fez importantes contribuições para a ciência: criou um sistema de latitude e longitude e um calendário que incluía anos bissextos e inventou a esfera armilar (link). Ele também compilou um catálogo com 675 estrelas.
Sua medida da circunferência da Terra, obtida em 240 a.C, foi altamente respeitada e tida como padrão por muitos anos. Eratóstenes viveu na cidade de Alexandria, perto da foz do rio Nilo, no norte do Egito.

• Saiba mais sobre o Desafio (mundial) Eratóstenes

 

registrado em: ,