Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2019: Abraço pela educação

Retrospectiva 2019: Abraço pela educação

Em defesa dos Institutos Federais e contra o bloqueio de recursos anunciado pelo MEC, servidores e colaboradores de todo o IFMG participaram, no dia 13 de maio, do “Abraço pela Educação”, em defesa dos Institutos Federais e contra o bloqueio de recursos orçamentários. O protesto ocorreu simultaneamente, em todo o país.
publicado: 13/12/2019 17h25, última modificação: 18/03/2024 09h18
Exibir carrossel de imagens Abraço pela educação - Campus Formiga

Abraço pela educação - Campus Formiga

Servidores e colaboradores de todo o IFMG participaram, no dia 13 de maio, do ato “Abraço pela Educação”, em defesa dos Institutos Federais e contra o bloqueio de recursos orçamentários, anunciado pelo Ministério da Educação no mês de abril. O protesto ocorreu simultaneamente, em todo o país.

No IFMG houve mobilização em todos os Campi e Reitoria, onde o reitor Kléber Gonçalves Glória explicou os impactos do que representaria uma redução de 30% no orçamento para o Instituto. Durante a manifestação, foi lida a nota oficial divulgada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica (Conif).

O bloqueio comprometeria a continuidade do funcionamento da instituição, que possui cerca de 17 mil estudantes, matriculados em 192 cursos, espalhados em 18 cidades de Minas Gerais. No IFMG,  o contingenciamento foi R$ 20,6 milhões, o que representa 32% do orçamento em 2019. Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, contratos com fornecedores e serviços básicos como limpeza, vigilância e manutenção dependem desses recursos.

Presente em cinco regiões do estado, o IFMG atende direta e indiretamente cerca de 2,5 milhões de pessoas. Está presente na periferia de grandes cidades, como as da região metropolitana de Belo Horizonte, e também no interior,  em municípios de pequeno e médio porte.

Liberação
Cinco meses depois, em 30 de setembro e em 18 de outubro, o MEC anunciou a liberação de R$ 1,1 bilhão e 1,2 bilhões respectivamente, para institutos e universidades federais. Desse total, os R$ 20,6 milhões então bloqueados foram liberados para o IFMG.

abraço pela educação.jpeg
Abraço pela Educação - Reitoria