Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2019: Ainda mais avançados

Retrospectiva 2019: Ainda mais avançados

O IFMG publicou no início de novembro o Edital 85/2019 para a escolha de diretores dos campi avançados. O regulamento estabeleceu o cronograma da eleição, definindo o período para registro de candidaturas, impugnações, recursos, campanha eleitoral, votação e divulgação do resultado e oficializou as regras e requisitos para pleitear os cargos de gestão
publicado: 13/12/2019 17h28, última modificação: 18/03/2024 09h03

O IFMG publicou no início de novembro o regulamento (Edital 85/2019) que deflagrou o processo de consulta à comunidade para a escolha de diretores dos campi avançados, que terão mandato entre janeiro de 2020 e setembro de 2023. Foram eleitos novos gestores para os campi Arcos, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Itabirito, Piumhi e Ponte Nova. A realização das eleições ocorre por iniciativa do reitor Kléber Glória, cumprindo proposta feita durante a campanha.

O processo  pode ser consultado aqui.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central, Carlos Bernardes Rosa Junior, todas as etapas cumpriram o cronograma estipulado no Edital 85/2019. Não foram registrados pedidos de impugnação e o registro das candidaturas obedeceu aos requisitos do processo, com toda a documentação sendo analisada e aprovada. O professor explica que, mesmo tendo sido um processo simplificado, a comissão estabeleceu critérios semelhantes aos da eleição para reitor e diretor-geral. No entanto, algumas mudanças foram feitas para tornar mais democrática a consulta.

“Para dar oportunidade a mais servidores de se candidatarem, flexibilizamos exigências da Lei 11.892, como a redução de tempo de efetivo exercício do servidor, passando de cinco para três anos, que é o tempo destinado à conclusão do estágio probatório” (Carlos Bernardes -  Comissão Eleitoral Central)

Apesar disso, somente uma candidatura foi registrada em cada campus avançado. Com isso, os servidores inscritos, após o deferimento de suas candidaturas, passaram a ser a indicação da unidade para o cargo de diretor, sem necessidade de realizar votação. Esse procedimento estava previsto no parágrafo único do capítulo IV do regulamento, publicado no site do IFMG em 5 de novembro.

• Acesse a página do processo eleitoral com todas as publicações

Quem são os novos diretores

CAMPUS AVANÇADO

DIRETOR