Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna do Campus Ipatinga é nomeada para associação literária
conteúdo

Acontece nos Campi

Aluna do Campus Ipatinga é nomeada para associação literária

Letícia Langkammer também contribuiu com livro lançado no dia 15 de junho. Nomeação foi motivo de orgulho para professores e coordenadores.
publicado: 05/07/2019 19h02, última modificação: 19/03/2024 10h23

A aluna do curso Técnico Integrado em Automação Industrial do Campus Ipatinga, Letícia Langkammer Murta, 15, foi nomeada como membro efetiva da Associação Brasileira de Autores Aldravianistas Infantojuvenil (ABRAAI). A cerimônia ocorreu, em 15 de junho, no Centro Cultural Usiminas, e também contou com o lançamento do livro “Entre versos poéticos olhares aldrávicos diversos”, com o qual Letícia contribuiu. 

Letícia conta que o processo de seleção aconteceu em quatro etapas que tiveram como auge a posse do dia 15. Segundo a estudante, inicialmente, 20 aldravias foram enviadas à coordenação geral da Associação em Mariana (MG). Após ser selecionada e aprovada pelos coordenadores locais em Ipatinga, Letícia passou por um período de adaptação e, finalmente, tomou posse em cerimônia que também contou com o lançamento do livro.

Sobre a publicação do livro, a aluna do IFMG afirma que a oportunidade é uma grande conquista pessoal. “Difícil expressar a sensação de publicar um livro junto à minha academia, é uma grande conquista. Com meus 15 anos, ter a possibilidade de participar dessa experiência tão cedo em minha vida me traz grandes aprendizados e lições que levarei para toda vida”, conta.

Além disso, Letícia destaca que um dos maiores desafios para o lançamento do livro foi o valor da publicação. “Publicar um livro é algo caro. Foi necessária a ajuda de todos nós para que essa obra chegasse ao público, mesmo assim, a emoção de publicá-la supera todas nossas dificuldades”, pontua.

Repercussão no Campus

A nomeação dela foi motivo de comemoração para docentes e coordenadores do campus. “Em um mundo cada vez mais técnico e pragmático, a poesia trava uma luta para conquistar e manter espaço, e a nomeação da Letícia para a ABRAAI nos dá a certeza de que o texto literário está no caminho certo. O Campus Ipatinga está muito orgulhoso do lançamento do livro da nossa aluna e de sua nomeação”, comenta a professora de Língua Portuguesa, Alessandra Vieira, que entende o texto lírico como uma alternativa para a expressão dos jovens. 

A coordenadora do curso Técnico Integrado em Automação Industrial, Taciana Garrido, entende a nomeação como uma demonstração de que a formação diversificada, ofertada pelo campus, é de suma importância para o aluno. “No cotidiano do nosso campus, ter alunos e alunas envolvidos em atividades intelectuais externas à grade curricular é excelente para estimular outros colegas a adquirirem novas habilidades e inserirem-se em diferentes círculos sociais, por isso a nomeação da Letícia para a ABRAAI de Ipatinga e o lançamento do livro foram tão comemorados por aqui”, comenta. 

“Participar da ABRAAI é, e sempre será, um conquista. Participar dessa academia é um privilégio para mim, por tudo que já aprendi e pelo que ainda irei aprender”, destaca Letícia, que considera a participação na associação como uma importante etapa de sua vida. 

A Aldravia 

A aldravia é uma nova forma poética estruturada a partir de seis vocábulos. A construção de sentido no poema passa pela união das seis palavras em uma relação poética. Esse tipo de expressão surgiu na cidade de Mariana, no ano 2000, sem a exigência de rimas ou grandes elaborações. 

A Academia Brasileira de Autores Aldravianistas Infantojuvenil (ABRAAI), criada em fevereiro de 2015, possui sede em Mariana e representação municipal em Ipatinga, além das cidades de Santa Bárbara, Santos Dumont e Blumenau. Segundo a organização, o objetivo principal da associação literária sem fins lucrativos é difundir a cultura e incentivar as artes e a poesia, em especial a aldravia.