Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do IFMG se classificam para final da Olimpíada de História do Brasil

Alunas do IFMG se classificam para final da Olimpíada de História do Brasil

Equipe do Campus Betim está entre as 7 mineiras classificadas
publicado: 03/07/2018 14h06, última modificação: 21/03/2024 08h25

O Campus Betim do IFMG classificou uma equipe para a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Entre mais de 14 mil equipes que iniciaram a competição, apenas 311 foram convocadas para a final, que será realizada em Campinas no dia 18 de agosto.

A  equipe convocada foi orientada pela Professora Rosalba Lopes, composta pelas estudantes Cecília Lorraine Santos Fernandes, Débora de Almeida Sampaio e Júlia Alessandra Oliveira Roncalle, todas do 1º ano do curso técnico integrado em Química.

Em Minas Gerais, apenas sete equipes se classificaram. A professora Martha Rebelatto observou que essa é a segunda participação do Campus Betim e a segunda classificação para a final. A professora Rosalba elogiou a metodologia adotada no campus, que promovia debates semanais sobre as questões propostas na competição, possibilitando às equipes um momento para discutir e refletir sobre a tarefa proposta.

Para a professora Rosalba, a participação dos estudantes de cursos técnicos nesse tipo de competição é muito importante, pois estimula a reflexão dentro da área de humanidades, contribuindo para a formação de um profissional mais completo, mais humano e ético, não se limitando aos aspectos técnicos.

A Olimpíada Nacional de História do Brasil é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em sua 10ª edição, atingiu recorde de inscritos e iniciou a primeira fase com 14.384 equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros. Em Minas Gerais, foram registradas inicialmente 1.409 equipes. O Campus Betim iniciou a competição com 21 equipes, sendo que 13 se classificaram para a sexta-fase, que antecede a etapa final.