Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno de Computação do Campus Ouro Branco é premiado na Encosis 2017

Aluno de Computação do Campus Ouro Branco é premiado na Encosis 2017

publicado: 12/06/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 14h29

O discente do curso de Licenciatura em Computação do Campus Ouro Branco, Elismar Andrade de Oliveira Filho, juntamente com os professores Carlos Eduardo Paulino Silva e Márcio Assis Miranda, desenvolveu um artigo intitulado “DBOA – Um Repositório para Objetos de Aprendizagem com Foco nos Metadados Pedagógicos”. Essa pesquisa foi publicada e apresentada no VI Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação (VI Encosis). O evento ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2017, em Manaus (AM).

O trabalho consiste no desenvolvimento de um software para armazenamento de objetos de aprendizagem e seus metadados, ou seja, suas informações descritivas, com foco em sua categoria pedagógica. O objetivo é que educadores com conhecimento pedagógico, mas não familiarizados com termos técnicos de um objeto de aprendizagem, tenham facilidade em buscá-los no repositório, bem como utilizá-los em sala de aula.

Esse projeto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante, que já teve uma publicação no Encontro Nacional das Licenciaturas, realizado no final de 2016 em Curitiba (PR). O artigo foi eleito o terceiro melhor trabalho do Encosis 2017 e como premiação, será publicado na revista T&C Amazônia. A participação do aluno no evento contou com o apoio financeiro da Coordenação de Extensão do campus.

O Encosis conta com a presença de participantes de todo o Brasil e pesquisadores de países vizinhos, além do apoio da Sociedade Brasileira de Computação. No encontro deste ano, foram realizados diversos minicursos e palestras, apresentações de artigos e mesa redonda.

(Fonte: Campus Ouro Branco)