Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mãozinhas na terra
conteúdo

Acontece nos Campi

Mãozinhas na terra

Alunos da educação infantil visitam horta do Campus Valadares como parte das atividades do curso técnico em Meio Ambiente
publicado: 07/06/2019 16h16, última modificação: 19/03/2024 10h43

Com olhares atentos e dispostos a explorar um ambiente recheado de cores, formas e cheiros, 105 crianças da Educação Infantil da Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz visitaram o Campus Governador Valadares para uma aula de educação ambiental. 

Divididos em grupos, as crianças assistiram, no auditório, a um vídeo sobre plantio. Em seguida, foi a vez de se aventurarem no espaço da horta do Campus, onde puderam aprender sobre o cultivo de diversas hortaliças, frutas e legumes. A última atividade da visita foi alimentar os patos, momento que rendeu muitos sorrisos da meninada e também dos adultos. Onze professores e cinco monitoras da escola, além da pedagoga, também estiveram presentes nas visitas, realizadas nos dias 22, 23 e 24 de maio. 

"As crianças ficaram encantadas com o IFMG, denominado por elas de ‘escola de gente grande’. No retorno, relataram para as professoras e as famílias, através de desenhos e textos coletivos, o que aprenderam na visita. A experiência foi muito significativa no processo de aprendizagem deles", avalia a pedagoga Janira Valentim. 

Compartilhando o conhecimento com a comunidade 

A atividade com as crianças acontece por meio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas Ana Paula Santana da Silva e Victória Resende Araújo, do 3º ano do curso técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), sob orientação do prof. Gilson Costa da Silva e co-orientação da profª Allynne Ávylla Alves, que também orienta um outro TCC relacionado à visita das crianças, desenvolvido por Luana Alícia de Oliveira, graduanda em Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA).

As alunas explicam que a programação desenvolvida visa sensibilizar as crianças para a temática da educação ambiental, pois uma das etapas do trabalho é orientar a Escola na montagem de uma horta suspensa por meio de materiais recicláveis, como garrafas PET e vasilhames de amaciante. 

Os TCC’s estão vinculados ao Projeto de Extensão Horta do Campus, coordenado pelas professoras Allynne Ávylla Alves e Deborah Neide de Magalhães Praxedes.

Confira o álbum de fotos completo no Flickr do Campus

 

Fonte: Comunicação - Campus Governador Valadares