Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Anuário de Extensão do IFMG chega à 5ª edição

Anuário de Extensão do IFMG chega à 5ª edição

Publicação retrata 40 projetos de Extensão em oito diferentes áreas. Mais de 1.800 pessoas estiveram envolvidas na realização das ações, entre bolsistas e voluntários.
publicado: 17/03/2023 09h04, última modificação: 08/03/2024 10h05

O IFMG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), acaba de lançar a 5ª edição do Anuário de Extensão, publicação anual que traz um apanhado dos projetos realizados pelo Instituto de forma a integrar-se com as comunidades onde atua. Nesta edição, em 104 páginas estão descritos 40 projetos que envolveram estudantes, servidores e público externo à instituição nos 18 campi.

Entre projetos, cursos e eventos, o IFMG totalizou, no ano de referência, 732 ações de extensão, que envolveram 587 bolsistas e mais de 1.200 voluntários. Para o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes Rosa Jr., o crescente envolvimento da comunidade aponta a consolidação das ações e programas extensionistas dos últimos anos. As atividades referem-se ao ano de 2021 e ainda refletem o momento pandêmico, com limitação de iniciativas presenciais e soluções que possibilitaram a interação on-line.

Temática

Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Cultura, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Justiça são as grandes áreas nas quais os projetos estão distribuídos. Entre as iniciativas, há desde projetos que ampliam o acesso a ações de ensino, como cursinhos de línguas e preparatórios para exames à criação de um banco comunitário em Ribeirão das Neves, passando por propostas relacionadas a saúde e esportes. Também não faltam ações para garantir o acesso de pessoas em situação de risco e de grupos minoritários a serviços que ampliem sua dignidade e sua visibilidade.

Números da Extensão 2021

Conforme destaca o reitor, Kléber Glória, no texto de abertura do anuário, os trabalhos descritos na obra "mostram a atenção que temos no IFMG para com temas que voltaram a ter o merecido protagonismo: o respeito aos povos originários, às mulheres, à comunidade LGBTQIAP+ e à população negra". O anuário inclui ainda uma entrevista com as estudantes do IFMG que participaram do programa "Jovens Embaixadores", nos Estados Unidos, e uma série de depoimentos de participantes atestam a qualidade e a importância das ações de Extensão.

Consolidação

A técnica em Assuntos Educacionais da Proex Lívia Azzi, que integra o comitê editorial do desde o primeiro volume, destaca a relevância da publicação para o registro e divulgação das ações do IFMG junto à comunidade. "É com muita alegria que chegamos ao quinto volume impresso e on-line do Anuário de Extensão do IFMG", comemora. "Trata-se de um  trabalho coletivo da Diretoria de Cultura e da Comunicação, juntamente com as contribuições dos autores dos trabalhos que, além de publicizar a atuação dialógica do IFMG nos diferentes campi com o seu entorno, funciona como portifólio de apresentação da nossa instituição", avalia a servidora.

As normas para submeter trabalhos para publicação estão disponíveis no portal do IFMG, na aba da Proex, e são explicitadas nos editais anuais. O anuário possui registro no Centro Brasileiro do ISSN.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ANUÁRIO DE EXTENSÃO - Nº 5

Confira as edições anteriores do anuário.