Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Bambuí comemora aniversário de 55 anos

Acontece nos Campi

Campus Bambuí comemora aniversário de 55 anos

Atividades realizadas no dia 23 de agosto marcaram a celebração pela fundação da unidade.
publicado: 31/08/2023 09h23, última modificação: 07/03/2024 08h46

No dia 23 de agosto de 2023, o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí celebrou, com entusiasmo, seu aniversário de 55 anos. As comemorações iniciaram às 8h30 com a solenidade de abertura, realizada próximo ao Mastro da Bandeira. A data tem como referência o Decreto nº 63.923, de 20 de agosto de 1968, que elevou o Ginásio à posição de Colégio Agrícola de Bambuí com a oferta do primeiro curso técnico.

A cerimônia foi marcada por um clima de alegria e reverência, contando com a presença de autoridades regionais, professores, alunos, ex-alunos e aposentados, que fizeram questão de prestigiar a comemoração.

Na abertura, a mestre de cerimônias, Soraya Goulart, expressou o contentamento do Instituto com a celebração do 55º aniversário do Campus Bambuí. A mesa de honra foi composta por diversas personalidades, incluindo o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória; o diretor-geral do Campus Bambuí e reitor eleito, Rafael Bastos Teixeira; o diretor-geral eleito, Humberto Garcia de Carvalho; a diretora de Administração e Planejamento, Maria Aparecida de Oliveira; e demais autoridades da região.

A programação incluiu momentos de homenagem, como um minuto de silêncio em memória do professor aposentado José de Jesus Fernandes Campos (Cristo). Em seguida, a Banda do Sétimo Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (Bom Despacho) executou o Hino Nacional Brasileiro.

Discursos inspiradores foram proferidos pelo reitor Kléber Glória, pelo diretor-geral Rafael Teixeira e pelo prefeito de Bambuí, Olívio José Teixeira. A servidora aposentada e ex-aluna, Andreia Martins de Oliveira e Lima, também teve a oportunidade de compartilhar suas reflexões.

Logo após a solenidade, os participantes foram convidados a participar da Exposição Imersiva “Revisitando o Passado e Celebrando o Presente do IFMG – Campus Bambuí”, momento em que todos os presentes puderam entrar em um ambiente que retrata, por meio de fotos antigas e atuais, a evolução da instituição.

Também houve a celebração de uma missa em ação de graças na Capela Ecumênica do Campus, como parte da programação das comemorações, que foi presidida pelo padre Valter Valério Gonçalves.

No período da tarde, foi realizado o Momento Cultural, que contou com a apresentação do projeto musical “Oficina do Som”, que trouxe vários servidores e alunos talentosos para tocar e cantar. E para fechar com chave de ouro, a instituição ofertou um churrasco para todos os participantes, inclusive para os estudantes do turno noturno, encerrando o dia de festividades.

Confira a transmissão da solenidade: