Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim oferta curso FIC de operador de ETE com biogás
conteúdo

Notícias

Campus Betim oferta curso FIC de operador de ETE com biogás

Capacitação é gratuita e tem vagas limitadas. Inscrições estão abertas até 12 de março. Veja o conteúdo do curso e saiba como se inscrever.
publicado: 06/03/2020 17h58, última modificação: 18/03/2024 08h38

Formar profissionais para atuar na geração de energia renovável por meio do biogás produzido em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Com esse propósito, o IFMG vai ofertar 30 vagas para uma capacitação gratuita nos meses de março e abril, na modalidade semipresencial. Os interessados devem se inscrever pelo Sympla até 12 de março. A organização está sob a responsabilidade do Campus Betim.

De acordo com o professor que coordena a iniciativa, Luiz Antonio Pires Fernandes Junior, o curso busca atualizar, aperfeiçoar e capacitar o participante que tem interesse em entrar ou reingressar em um mercado que se encontra em expansão. Serão abordados temas como as políticas públicas para saneamento e gerenciamento de resíduos sólidos, geração de energias renováveis, modernas tecnologias para produção de biogás e biometano e ações que vêm sendo realizadas e desenvolvidas no Brasil e no mundo nessa área.

O início das atividades do curso “Operador de ETE com Aproveitamento Energético de Biogás” está previsto para 17 de março, com aulas às terças e quintas, de 19h às 22h40, no Campus Betim (Rua Itaguassu 595, bairro São Caetano). O término será em 30 de abril, totalizando 80 horas de carga horária.

Segundo Luiz Antônio Junior, é preciso ampliar as oportunidades de capacitação na área, uma vez que “a demanda por fontes renováveis de energia vem crescendo em todo o mundo, buscando trazer sustentabilidade junto ao processo produtivo e redução de emissões de gases de efeito estufa”. O biogás, além de ser uma fonte renovável, está diretamente relacionado à melhoria do saneamento ambiental por ser produzido a partir do tratamento de efluentes e/ou de resíduos diversos, atendendo a demandas da Lei nº. 11.445/2007 (Plano Nacional de Saneamento Básico) e da Lei nº. 12.305/2010 (Plano Nacional de Resíduos Sólidos).

O professor informa que, somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, existem três unidades da Copasa que já utilizam a tecnologia de cogeração de energia a partir do biogás, gerado com o lodo do tratamento de águas residuais. Por isso, ele destaca, é importante que haja profissionais para atuar com essa demanda.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail luiz.fernandes@ifmg.edu.br. 

Clique aqui para se inscrever e ver mais informações do curso.

registrado em: , ,