Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Congonhas completa 15 anos

Campus Congonhas completa 15 anos

Marco do início das atividades da unidade do IFMG em Congonhas foi a aula inaugural realizada em 13 de março de 2006. Confira matéria especial sobre a trajetória do campus.
publicado: 15/03/2021 16h27, última modificação: 14/03/2024 11h28

Em março de 2006, a população do município de Congonhas e região ganhou uma unidade de ensino profissionalizante capacitada para oferecer cursos em diversas áreas. Naquela noite do dia 13 de março, nas instalações do Cine Teatro Leon, ocorreu a aula inaugural da UNED Congonhas, Unidade de Ensino Descentralizada, até então pertencente ao Cefet - Ouro Preto, que depois se tornou IFMG, em 2008. Estavam presentes alunos, direção, servidores da unidade, além de representantes da prefeitura municipal.

Foi um marco para a educação pública da região. Um ano mais tarde, ocorreu a cerimônia oficial de inauguração, no dia 17 de agosto de 2007, que contou com a presença do então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. Em dezembro de 2008, a UNED Congonhas se tornou o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais, integrando a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que abrange unidades em todos os estados brasileiros.

Com a missão de ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional, o Campus Congonhas, juntamente com outros 17 campi e o Polo de Inovação formam o IFMG, presente em cinco regiões de Minas.

Na unidade, são ofertados três cursos técnicos integrados ao ensino médio (Edificações, Mecânica e Mineração), três cursos técnicos subsequentes (Edificações, Mecânica e Mineração), dois cursos concomitantes (Edificações e Mineração), além dos cursos superiores de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física e Letras. Há também a oferta do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Projeto e Operações.

Ao longo desses 15 anos, a instituição contabiliza quase dois mil formandos. Atualmente, o Campus Congonhas possui 1458 alunos matriculados.

Para o diretor-geral, professor Robert Cruzoaldo, o IFMG cumpriu com maestria o seu papel nesses 15 anos e continuará ocupando uma posição de destaque na oferta de ensino gratuito e de qualidade. “É com grande alegria que comemoramos este marco tão importante para todos nós. Apesar da pandemia, que nos impede de estar fisicamente próximo da comunidade acadêmica, é o momento de agradecer a todos que idealizaram, implementaram, construíram e fizeram crescer esse grande projeto e enaltecer a toda equipe que trabalha conosco no dia a dia da instituição, docentes, técnicos administrativos, terceirizados, pela enorme dedicação e empenho. Não posso deixar de agradecer também a todos os nossos alunos, os egressos, pais e toda comunidade congonhense pelo carinho que todos tem pelo IFMG”. O diretor conclui com a expectativa para o futuro do campus. “Esperamos ter condições de continuar transformando vidas e concretizando sonhos dos jovens e adultos da região do Alto Paraopeba por muitos anos, apesar de ser preocupante o momento que vivemos. Precisaremos de todos para defender a Educação Pública no Brasil”, afirma.

O Campus Congonhas, como parte do IFMG, tem o compromisso com a valorização do aprendizado, através do desenvolvimento de habilidades e competências, e com a geração de conhecimentos humanísticos, científicos e tecnológicos. Procura promover junto ao corpo discente amplo domínio das atividades intelectuais, culturais e práticas laborais, como instrumento de conquista da cidadania e de adaptação ao mercado de trabalho, preparando-os para agir com autonomia e responsabilidade. Para isso, desenvolve as bases tecnológicas em laboratórios de ensino e produção, como também trabalha as bases instrumentais e científicas, na convivência diária e através de atividades de lazer, esportivas, artísticas e culturais.