Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Conselheiro Lafaiete inaugura bloco de laboratórios

Campus Conselheiro Lafaiete inaugura bloco de laboratórios

Entrega à comunidade acadêmica foi realizada nesta sexta-feira, 04 de agosto. Espaço prático atenderá estudantes dos cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica, tanto na modalidade integrado quanto no subsequente.
publicado: 31/07/2023 11h05, última modificação: 07/03/2024 09h15

Nesta sexta-feira, 04 de agosto, o IFMG Campus Conselheiro Lafaiete inaugurou um bloco de laboratórios de Mecânica e Eletrotécnica. A solenidade de entrega à comunidade aconteceu, na sede do Campus, com a presença do reitor, Kleber Glória, autoridades locais e comunidade acadêmica

Segundo o diretor do campus, Rodrigo de Andrade Reis, o espaço já existia e recebeu uma reforma completa para abrigar as novas instalações. “O galpão era uma estrutura muito antiga, provavelmente construído entre as décadas de 1970 e 1980 e, por conta disso, tinha instalações ultrapassadas. Durante os primeiros anos da minha gestão, o campus foi comprando novos equipamentos e, consequentemente, o local passou a exigir uma modernização. A reforma estrutural contemplou novas instalações elétricas e hidropneumáticas, refizemos o piso e a iluminação do local, reformulamos o projeto de segurança e de combate a incêndio. Tudo isso proporcionou a otimização do espaço para atender os cursos de Mecânica e Eletrotécnica”, disse o diretor ao revelar que a obra teve início em fevereiro de 2022.

Com uma área de 1400 metros quadrados, o bloco de laboratórios recebeu investimentos em torno de R$1.500.000,00, orçamento oriundo do campus e do IFMG, por meio do Fundo Plurianual da instituição e de Termo de Execução Descentralizada (TED) viabilizado junto ao Ministério da Educação (MEC).

A estrutura - já em funcionamento desde o início de 2023 - oferece aulas práticas para os cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica, tanto na modalidade integrado quanto no subsequente. Disciplinas como Metrologia, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Processos de Fabricação, Hidropneumática, Usinagem, Soldagem, Automação, Máquinas Elétricas, Eletricidade, Eletrônica, dentre outras, estão sendo ministradas nestes novos espaços.

O bloco de laboratórios será utilizado nas atividades práticas por todos os estudantes do campus e já tem impactado positivamente no meio acadêmico. “Com equipamentos modernos, conseguimos desenvolver projetos de pesquisa e extensão de alta qualidade e até mesmo atender a comunidade externa. Além disso, a infraestrutura torna-se mais um atrativo para o ingresso de novos estudantes”, ressaltou o diretor do campus.