Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ipatinga promove a III Semana da Mulher
conteúdo

Acontece nos Campi

Campus Ipatinga promove a III Semana da Mulher

Evento online terá extensa programação de atividades entre os dias 22 e 24 de abril para debater o tema “Violência, superação e arte”.
publicado: 13/04/2021 11h42, última modificação: 14/03/2024 13h10

O Campus Ipatinga realiza, entre os dias 22 e 24 de abril, a III Semana da Mulher. Neste ano, o tema a ser debatido será “Violência, superação e arte”. O evento de extensão é aberto a todos os alunos dos cursos técnicos e superiores da unidade e as inscrições são gratuitas. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário online disponível neste link.

Todas as atividades serão realizadas de forma remota. No dia 22, às 9h, a professora Taciana Garrido falará sobre “O corpo feminino e o poder masculino na história”. Na sequência, às 11h, está programada a mesa redonda “Mulheres na ciência: desafios e superação”, que contará com a participação da pesquisadora sênior da empresa Magnesita, Jaqueline Martins de Paulo, e da professora do Campus Ipatinga, Isabela Fioravante. No período da tarde, às 14h, as docentes Taciana Garrido e Marina Morena falam sobre “A espetacularização da violência contra a mulher”.

Os horários das atividades no dia 23 de abril serão os mesmos. Às 9h, a professora Sheilla Souza ministrará palestra sobre “Florbela Espanca: uma mulher à frente do seu tempo”. Em seguida, às 11h, será colocado em pauta o tema “Gênero e raça: os espaços determinados para as mulheres negras na sociedade”. A atividade terá a mediação da assistente social do Campus Ipatinga, Cátia Modesto, e participação da professora de Sociologia do Campus Betim, Mônica do Nascimento Barros. “A mulher e a matemática evidenciadas nas obras de artistas brasileiras”, esse será o tema da palestra da tarde, às 14h, ministrada pela professora Verônica Lopes.

O encerramento da programação será no sábado, 24, a partir das 8h. A professora Alessandra Vieira postará no Moodle o “Manifesto pela igualdade de gênero e raça”. Às 10h, a docente Sheilla Souza conversa com a engenheira e mestre em Engenharia Química, Rita de Cássia dos Santos Andrade, sobre sua trajetória profissional. O encerramento da III Semana da Mulher será às 13h, com a atividade “Leituras Feministas”, apresentada pela professora Marlizete Franco.

Está prevista ainda uma oficina de caixas, ministrada pela artesã Cláudia Pontes. Clique aqui e veja outras informações sobre a programação.