Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Lafaiete inaugura bloco de laboratórios

Campus Lafaiete inaugura bloco de laboratórios

Com uma área de 1.400 metros quadrados, o espaço atende alunos dos cursos técnicos em Mecânica e Eletrotécnica. Solenidade aconteceu nesta sexta-feira, 4 de agosto
publicado: 04/08/2023 17h22, última modificação: 07/03/2024 09h10

Um novo bloco de laboratórios de Mecânica e Eletrotécnica foi oficialmente entregue à comunidade acadêmica do Campus Conselheiro Lafaiete nesta sexta-feira, 4 de agosto. A solenidade de inauguração ocorreu na sede da unidade, com a presença do reitor do Instituto, autoridades locais e comunidade.

Compuseram a mesa da cerimônia, além do reitor, Kléber Glória, o pró-reitor de Administração e Planejamento do IFMG, Leandro Conceição, o diretor do campus, Rodrigo Andrade, o assessor parlamentar Cristian José da Silva - representando o deputado federal Reginaldo Lopes, a secretária municipal adjunta de Educação, Edilvânia Resende, e o ex-presidente da Associação Os Padres do Trabalho, padre Lambert Nobem. Entre as autoridades presentes ao evento também estiveram o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo César da Silva, os vereadores Pedro Américo Almeida e Sandro José dos Santos, e o major Toffoli, da Polícia Militar.

O diretor da unidade destaca que a entrega oficial foi um momento de grande satisfação. "É uma modernização significativa, esses equipamentos vão atender aos nossos cursos e à comunidade, estamos pensando em parcerias para desenvolver projetos de pesquisa e extensão", conta. "Agradecemos à gestão do IFMG, aos servidores envolvidos, na Pró-Reitoria de Administração e aqui no campus, especialmente àqueles que estiveram diretamente ligados à execução desta obra", finaliza.

Os laboratórios - em funcionamento desde o início de 2023 - oferecem aulas práticas para os cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica, tanto na modalidade integrado quanto no subsequente. Disciplinas como Metrologia, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Processos de Fabricação, Hidropneumática, Usinagem, Soldagem, Automação, Máquinas Elétricas, Eletricidade, Eletrônica, dentre outras, estão sendo ministradas nestes novos espaços.

Obras

Rodrigo de Andrade explica que o espaço já existia e passou por uma reforma completa, iniciada em fevereiro de 2022, para abrigar as novas instalações. “O galpão era uma estrutura muito antiga, que tinha instalações ultrapassadas. A reforma estrutural contemplou novas instalações elétricas e hidropneumáticas, refizemos o piso e a iluminação do local, reformulamos o projeto de segurança e de combate a incêndio”, lembra.

Com uma área de 1.400 metros quadrados, a estrutura recebeu investimentos em torno de R$1,5 milhão, do campus e do IFMG, por meio do Fundo Plurianual da instituição e de Termo de Execução Descentralizada (TED) viabilizado junto ao Ministério da Educação (MEC). “Com equipamentos modernos, conseguimos desenvolver projetos de pesquisa e extensão de alta qualidade e até mesmo atender a comunidade externa. Além disso, a infraestrutura torna-se mais um atrativo para o ingresso de novos estudantes”, ressalta o diretor do campus.