Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto completa 73 anos de história

Campus Ouro Preto completa 73 anos de história

publicado: 06/06/2017 08h30, última modificação: 25/03/2024 14h36

O Campus Ouro Preto completou, no dia 15 de maio, 73 anos de história. A programação de aniversário, contudo, será realizada entre os dias 5 e 9 de junho, após o retorno das aulas deste novo ano letivo.

Entre as atividades previstas, estão exposições, exibição de vídeos, lançamentos de livros, mesa-redonda, shows com bandas de música do campus, oficina de grafite e festival de pipoca. Haverá, ainda, incorporação da cúpula em alvenaria argamassada construída durante o Encontro Nacional de Conservação e Restauro e do mural produzido por alunos do curso de Conservação e Restauro, com pigmentos naturais, ao projeto Arte no Campus.

Na sexta-feira, dia 9 de junho, às 20 horas, no Auditório Central, ocorrerá a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Padre Mendes a personalidades e instituições que contribuem para o crescimento e desenvolvimento da Instituição. Durante o evento, também serão homenageados os egressos das turmas de 1967 e de 1992 que, neste ano, completam, respectivamente, 50 e 25 anos de formatura.

Homenagem

A Medalha de Mérito “Padre José Pedro Mendes Barros” tem por objetivo preservar na memória do Campus Ouro Preto os nomes de egressos, empresas, instituições e pessoas das comunidades interna e externa que tenham prestado relevantes serviços à Instituição. A homenagem é concedida anualmente por ocasião das festividades de comemoração do aniversário da Instituição. A aprovação dos nomes dos agraciados é feita a partir de proposta elaborada por Comissão constituída para este fim.

O nome escolhido para a medalha faz referência ao Cônego José Pedro Mendes Barro, que proferiu, em 15 de maio de 1944, a aula inaugural da então Escola Técnica Federal de Ouro Preto, hoje, IFMG. Neste ano, serão agraciadas com a Medalha as seguintes personalidades e instituições:

- Servidora técnica administrativa aposentada: Ana Starlino

- Servidor docente aposentado: Padre Agostinho

- Personalidade do Terceiro Setor: Estácio Fonseca da Costa (técnico do projeto Esporte e Cidadania/Fundação Aleijadinho)

- Ex-aluno de projeção profissional: Júlio Pimenta

- Representante da área da Educação, vinculado ao Ministério da Educação: Cláudia Aparecida Marliére de Lima (reitora da Universidade Federal de Ouro Preto)

- Instituições que prestaram relevantes serviços ao Campus Ouro Preto:

Aditya Birla

Gerencianet

Unimed Inconfidentes

Programação - Aniversário Campus Ouro Preto

(Fonte: Comunicação / Campus Ouro Preto)