Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Valadares completa oito anos de funcionamento

Campus Valadares completa oito anos de funcionamento

Primeira instituição de ensino pública federal da cidade, o IFMG – Campus Governador Valadares oferece gratuitamente à comunidade cursos de nível técnico, superior e pós-graduação
publicado: 11/05/2018 14h13, última modificação: 21/03/2024 09h12

Desde abril de 2008 o Campus Governador Valadares trabalha para cumprir a missão de promover educação básica, profissional e superior, nos diferentes níveis e modalidades, em benefício da sociedade.

Atualmente, oferece três cursos técnicos Integrados (Ensino Médio) nas áreas de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Edificações, um curso técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, e três graduações: Engenharia de Produção, Tecnologia em Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental e Sanitária; além da pós-graduação lato sensu (especialização ) em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Em oito anos foram mais de 600 profissionais formados pela instituição, que hoje mantém vínculo com cerca de 1.100 estudantes. Além das atividades de ensino, atua também nas frentes de pesquisa e extensão, proporcionando à população da cidade e região a oportunidade de uma formação verticalizada e de qualidade.

Com a oferta de mais vagas e cursos, o quadro de servidores foi reforçado ao longo dos anos. Hoje, o Instituto conta com 54 docentes efetivos, sete professores substitutos e dois em colaboração técnica, 39 técnicos-administrativos e quatro servidores anistiados.

A estrutura do campus contempla 14 salas de aulas, sala de estudo, seis laboratórios, biblioteca, ginásio poliesportivo, cantina, auditório e prédio administrativo.

Breve histórico

No dia 9 de outubro de 2009 foi lançada a pedra fundamental da construção do Campus. O primeiro vestibular aconteceu em dezembro de 2009. À época, foram ofertados dois cursos superiores e um de nível técnico em Segurança do Trabalho. As aulas começaram no dia 26 de abril de 2010. De abril a outubro de 2010, o Instituto funcionou na sede do Polo de Educação a Distância de Governador Valadares (Polo UAB/GV). Após esse período, foi transferido para o prédio da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale). No dia 26 de março de 2012, estudantes e servidores iniciaram as atividades na sede própria; a inauguração do campus ocorreu em 25 de maio do mesmo ano.

Crédito de fotos: Arquivo IFMG