Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Candidatos docentes ao Conselho Superior
conteúdo

Notícias

Candidatos docentes ao Conselho Superior

Saiba mais sobre cada candidato. As informações foram inseridas em ordem alfabética.
publicado: 04/02/2021 17h37, última modificação: 14/03/2024 10h13

ANA CARDOSO DE PAULA

 

Caríssimo(a)s colegas,


Eu, Ana Cardoso, sou docente por aproximadamente 20 anos, tendo passado por Instituições de Ensino Estadual, Privada e Federal. Sou Eng. Agrônoma, professora da área de Botânica/ Fisiologia vegetal, graduação e mestrado pela UFLA e doutorado pela USP/SP.

Atualmente lotada no IFMG – Campus Bambuí, e em julho completarei 13 anos de exercício profissional nesta Grande Instituição. No Campus Bambuí tive a oportunidade de participar de diversas comissões e também de coordenar o Curso de Agronomia, membro do NDE e Colegiado dos Cursos de Agronomia e Licenciatura em Biologia, membro do Conselho Acadêmico representando a pasta da Pesquisa. Estando nesta ocasião na função de Diretora de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação onde desenvolvi atividades por mais de 4 anos. Destas Instituições por onde passei e com o meu tempo de IFMG adquiri experiências técnicas, éticas, de gestão democrática, de convivência, respeito a diversidade e trabalho em grupo.

Reconhecendo a importância do Conselho Superior do IFMG no trato de regramentos e regulamentações, proposta de expansão e de ações que impactarão os processos educacionais e administrativos rumo ao progresso desta Instituição, compreendo a grande responsabilidade de ser uma conselheira.

Assim, é com bastante serenidade e consciente do meu dever institucional, que venho colocar o meu nome na relação de candidatos para eleição do CONSUP que se realizará nos dias 27 e 28 de abril de 2021. Conto com você!

ELIAS PEDRO ROSA

ELIAS ROSA.JPGPrezado(a) docente do IFMG, bom dia, boa tarde e boa noite!

Eu sou o professor Elias Pedro Rosa em exercício no campus São João Evangelista e aproveito esta oportunidade para me apresentar como candidato a uma vaga no Conselho Superior do IFMG para o mandato 2021-2023.
Ingressei como professor substituto na antiga Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, em 2001, após me licenciar em Filosofia na PUC-MG no ano de 1999. Em 2017, concluí o mestrado em educação pela UFVJM.
Atualmente, trabalho com algumas disciplinas da área das ciências humanas nos cursos técnicos integrados, na Licenciatura em Matemática, no Bacharelado em Administração e no curso de pós-graduação lato sensu em Ensino e Tecnologias. Divido meu tempo de trabalho com as atividades docente e com a Coordenadoria de Ensino Médio e Técnico no campus SJE.
Para o momento, peço licença para colocar meu nome, minha dedicação e meu entusiasmo à disposição para representá-lo(la) no CONSUP e apreciar os assuntos de interesse público e institucional a ele submetidos. Uma vez eleito, assumo o compromisso de me inteirar e dar publicidade às pautas do conselho e atender as demandas apresentadas, sem perder de vista os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e do respeito pela administração da coisa pública.
Antecipo meus agradecimentos pelo seu apoio.

FABRÍCIO CARVALHO SOARES

FABRICIO SOARES.jpg

Sou bacharel, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela UFMG, atuando, principalmente, na área de bioengenharia, neurovisão, calor e fluidos. Ingressei no IFMG em 2007 no campus Congonhas, onde permaneço até hoje. Atuei na equipe de elaboração do primeiro Regimento Geral do IFMG (2009/2010), como membro do NAPNEE (2008-2010) como Chefe do Setor de Pesquisa na Reitoria (2010 - 2011), Coordenador do Curso Técnico em Mecânica (2010-2013), Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica (2013-2018), membro do Conselho Acadêmico do Campus Congonhas (Suplente 2015-2017 e Titular 2017-2019), entre diversas outras comissões. Costumo me manter informado sobre a legislação vigente, em especial à aplicada a nossa instituição e à comunidade acadêmica, sendo esta a contribuição que pretendo fornecer ao fazer parte do Conselho Superior. Será uma ação pautada na moralidade, na legislação, na impessoalidade e no princípio da Supremacia do Interesse Público, pois acredito que estes são os pilares para o bom funcionamento de nossa instituição. Gostaria de contar com o seu apoio no dia 18 de fevereiro, nas eleições para o Conselho Superior. Para maiores informações ou esclarecimentos, podem entrar em contato pelo e-mail fabricio.soares@ifmg.edu.br.

 

FERNANDA HONORATO PROENÇA

FERNANDA HONORATO.jpeg

Sou Engenheira Eletricista, Licenciada em Física e Mestre em Engenharia Elétrica, docente no IFMG–Sabará. Fui servidora da Prefeitura de Belo Horizonte por 9 anos e meio. Tenho muito orgulho de ter sido Diretora geral do IFMG-Itabirito por 3 anos e meio. Saí quando a maternidade falou mais alto. Sou casada com Reinaldo, mãe de 2 meninos que me ensinam diariamente sobre a missão da docência. Deste lugar de mãe e mulher, percebo o quanto é necessário ocupar os espaços para ampliar o debate, representar e permitir outros pontos de vista. Gosto dos órgãos colegiados e acredito na construção que vem a partir deles. No IFMG-Sabará, finalizo o mandato como membro da CPPD neste ano, onde tive oportunidade de presidir o grupo do Campus. Participo do coletivo IFNegro que reúne servidores em torno da temática racial. Penso que o Conselho Superior seja uma importante instância para continuarmos a representação docente e promover uma gestão democrática. Minhas propostas: aprimorar critérios de avaliação de desempenho; discutir os currículos dos cursos; discutir o ERE e sua implicação nos cursos; fortalecer Extensão e Pesquisa nos campi; melhorar a metodologia de consultas públicas; criar canais de comunicação com servidores; manter fórum permanente em educação profissional e tecnológica; atuar para melhorar a transparência das ações e comunicação do IFMG; combater o racismo institucional, através da proposição de ações de discriminação positiva nos concursos e na carreira docente; propor política de combate às diversas formas de opressão.

FULVIO CUPOLILLO

FULVIO CUPOLILLO.jpgCaro (a) colega!
Coloco-me a disposição para representá-lo (a) no CONSUP nas eleições dos dias 27e 28/04. Sou bacharel e licenciado em Geografia pela UFMG, especialista em Geografia Humana pela PUC-Minas, mestre em Meteorologia Agrícola pela UFV e doutor em Geografia: meio ambiente, pela UFMG. Atuo como professor de Geografia há 43 anos, trabalhando em escolas de 1° e 2° graus: particulares e públicas, nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Também fui professor e Coordenador de cursos em várias faculdades privadas, do Interior de Minas Gerais e em Belo Horizonte, sempre lecionando as disciplinas Geografia Física, Climatologia e Biogeografia. Iniciei a carreira de docente no IFMG, com o nascimento do campus de Governador Valadares em 2010 e em 2013 passei a atuar no campus de Santa Luzia. Além de docente, nos dois campi, assumi a função de coordenador de pesquisa. Em 2015 participei da implantação do Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologias Ambientais no Campus de Bambuí, no qual sou professor, orientador, pesquisador e membro de várias comissões. Em 2018 retornei para o Campus de Governador Valadares, onde atuo até o momento. Em 2020 contribuí para criação do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Geografia em Rede Nacional no IFMG- Campus Ouro Preto. Sou membro do CONSUP desde 2018, atuando como um dos representantes dos docentes naquele conselho. Pela minha trajetória acadêmica e profissional, acredito que posso contribuir em muito, no CONSUP, aos interesses dos docentes do IFMG, dos cursos técnicos, superiores e pós-graduações.
Saliento que o processo eleitoral ocorrerá nos 27 e 28/04/2021 (terça e quarta-feira), através de votação eletrônica.
Para que eu possa representá-lo, mais uma vez. Conto com o seu apoio!

GUSTAVO ARRIGHI FERRARI

GUSTAVO FERRARI.jpg

Meu nome é Gustavo Arrighi Ferrari. Sou natural da cidade de Ubá-MG, formado em física pela UFV e doutor pela UFMG. Ingressei no IFMG, no campus de Ouro Preto, em 2015 e, desde o início, desenvolvi um carinho muito grande por essa instituição e sua forma de lidar com a sociedade. Aprendi muito com ela ao longo destes quase seis anos, e quero continuar aprendendo cada vez mais. Como professor, atuo no campus de Ouro Preto tanto no ensino técnico-integrado quanto no ensino superior. Embora “a menina dos meus olhos” seja o ensino técnico-integrado, aqui temos a especificidade de ofertar o curso de licenciatura em física no qual atuo, inclusive, como membro do colegiado. Participar do colegiado proporcionou-me a percepção de quão importante é a valorização das licenciaturas e seu impacto social. Estou me candidatando ao CONSUP, pois acredito que possuo uma visão do bem coletivo antes do individual. Ou seja, penso que a nossa instituição, com toda heterogeneidade de seus campi, deva crescer de uma forma saudável e equilibrada. Pretendo sempre defender decisões baseadas em critérios claros, transparentes e pedagógicos, visando edificar/construir/fortalecer ao invés de desmontar/destruir. Pretendo analisar as especificidades de cada campus, cada arranjo produtivo local e lutar pelo seu fortalecimento. Resumindo, busco contribuir com análises criteriosas e transparentes. Se a sua visão do que é o IFMG é parecida com a minha, peço o seu apoio para que juntos possamos nos fortalecer.

 

 

LIGIANE RIOS GOUVEA

LIGIANE GOUVEIA.jfif

Considerando o processo democrático, venho apresentar a minha candidatura à vaga para membro do Conselho Superior. Meu nome é Ligiane Rios Gouvea, professora de química no IFMG - Campus Betim e, atualmente, coordenadora do curso técnico integrado em Química. Ingressei no IFMG em 2014 no Campus São João Evangelista, e estou em Betim desde 2015. Tenho mais de 15 anos de experiência como docente em instituições públicas e privadas. Meu principal objetivo como conselheira é buscar o diálogo cordial, franco e aberto, mesmo que nem sempre convergente com todos, tentando contemplar a coesão no Conselho superior. Objetivos: ser o canal de comunicação entre a comunidade docente e o Conselho Superior; divulgar as pautas das reuniões aos professores; consultar os docentes para que a opinião da maioria reflita de modo democrático; promover visibilidade e transparência dos atos deliberados pelo Conselho Superior; discutir as diretrizes para atuação do IF e zelar pela execução de sua política educacional; propor sugestões que possam melhorar a organização institucional e a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Formação: http://lattes.cnpq.br/8457384121209086; Doutora em Ciências -Química-UFMG (2013); Mestre em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais-CDTN/UFMG (2008); Graduação em Química-Licenciatura-UFMG (2005). Desde já agradeço pela atenção e coloco-me à disposição para mais informações e esclarecimentos através do e-mail ligiane.gouvea@ifmg.edu.br.

PABLO MENEZES E OLIVEIRA

PABLO MENEZES.jpg

Prezadas e Prezados Docentes,
Sou o Professor Pablo Menezes e Oliveira, vinculado ao Campus Ouro Branco, e venho por meio deste me apresentar à nossa comunidade, com o objetivo de representar nossa categoria no Conselho Superior.
Atuo como professor de História no Ensino Médio integrado, e nas disciplinas de humanidades para o ensino superior. Desde 2018 sou professor e coordenador do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Atuei na CPA central; Participei da Comissão de Evasão, instituída na Reitoria; Fui Coordenador de Pós-Graduação na PRPPG (2015-2019), tendo a oportunidade de atuar para promover e consolidar a política de Pós-Graduação de nossa instituição.
Por todo o exposto, acredito que venho reunindo experiências que me permitem uma visão equilibrada e múltipla dos processos submetidos ao Conselho Superior. Mas além de levar minhas vivências para o Conselho, quero que nele sejam apreciadas as inquietações de nossa comunidade e especialmente de nossos professores: discutir a situação de nossa categoria em face as políticas de ensino, pesquisa e extensão; analisar a valorização nossas atividades docentes transcritas na RAD; discutir a efetividade da política de verticalização do ensino. Ações que precisam ser tomadas com diálogo e independência, mas sempre em favor da comunidade acadêmica.
Espero poder contar com seu voto. Sigamos juntos, lutando para construir um IFMG cada vez melhor!

PATRICK SANTOS DE OLIVEIRA

PATRICK OLIVEIRA.jpg

Sou natural de Barretos-SP, Graduado em Engenharia Elétrica pela Fundação Educacional de Barretos, Mestre na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e Doutor pela Universidade Federal de Juiz de Fora, ambos em Engenharia Elétrica. Ingressei no IFMG Campus Formiga em 2011 para lecionar no recém-criado (2010) curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica e posteriormente também atuando no Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica. Estou Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica desde 2019, o que me possibilitou um grande convívio com os alunos, apoiando-os no curso diante dos problemas enfrentados durante a Pandemia. Sou membro titular da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do Campus Formiga, da Comissão Permanente Local do Programa de Avaliação de Desempenho – CPLAD e integro a equipe de implantação e gestora do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (Liceu) do Campus Formiga, tendo sido contemplado recentemente com investimentos de dois editais da SETEC.
Espero contar com o seu apoio para representar a categoria docente na aprovação de políticas e diretrizes institucionais que atendam os anseios da comunidade acadêmica, respeitando a pluralidade de nossa instituição. Minha candidatura se pautará pelo fortalecimento das políticas de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na inovação, sempre com a participação dos campi, ouvindo a categoria docente e fortalecendo a qualificação da formação discente.
Acesse o lattes para conhecer mais: http://lattes.cnpq.br/2186926510200941

 

PRISCILA BRASIL LACERDA

PRISCILA BRASIL.jpg

Sou Priscila Brasil Gonçalves Lacerda, professora de Língua Portuguesa e Literatura, graduada em Letras, mestra e doutora em Linguística pela UFMG. Iniciei minha trajetória no IFMG em 2015, no Campus Ouro Preto, e hoje faço parte do Campus Ibirité. Apresento-me como candidata a representante docente do CONSUP, entendendo que o pleno funcionamento desse órgão colegiado, arena de importantes decisões, é meio para consolidar o valor democrático que deve caracterizar uma instituição pública. Sempre atuei no ensino público e acredito no potencial da educação gratuita e de qualidade para promover transformação e igualdade social. Momentos desafiadores como o atual mostram que, para conservar e cumprir esse ideal transformador, a instituição pública precisa se fortalecer como espaço de construção coletiva, compartilhada e sensível à diversidade do nosso IFMG. Como representante, comprometo-me a: 1. estabelecer um canal permanente de diálogo com os pares; 2. discutir políticas que garantam equilíbrio ao tripé ensino, pesquisa e extensão na carreira EBTT; 3. levar demandas dos representados como sugestões de pauta; 4. dar publicidade prévia às pautas para acolhimento de ideias e propostas em torno delas; 5. informar e problematizar as deliberações do Conselho. Acreditando que a representação deva se pautar na pluralidade de perspectivas que compõem o nosso corpo docente e em uma atuação engajada na transparência dos processos de decisão no CONSUP, peço o seu apoio e o seu voto.

RENATO RECHIERI DE OLIVEIRA

RENATO RECHIERI.jpg

 

Prezados, cumprimento a todos com imensa satisfação.
Meu nome é Renato Rechieri de Oliveira, docente da área do direito no campus Gov. Valadares. Faço parte do IFMG desde 2013.
No IFMG tenho atuado ativamente em diversos órgãos representativos, seja no âmbito do campus, bem como a nível de representação Institucional. Participei da comissão responsável pela elaboração do regimento disciplinar discente, comissão permanente de licitação da regional 4 do IFMG, CPPD, conselho acadêmico do campus Gov. Valadares, direção de administração e planejamento do campus Gov. Valadares, dentre outras diversas atividades de relevante impacto na gestão local e institucional do IFMG.
Lanço minha candidatura ao CONSUP no segmento docente visando contribuir para o constante aperfeiçoamento deste relevante órgão de gestão do IFMG, priorizando o esmero na execução da política educacional e financeira, bem como uma ampla discussão e participação da comunidade na elaboração de normas e regulamentos imprescindíveis na gestão acadêmica e de pessoal dos segmentos administrativo e docente do IFMG, construindo assim uma instituição de referência em nosso país.
Conto com seu voto para o alcance dos nossos objetivos!!
Forte abraço.

RODRIGO DE OLIVEIRA GOMES

Rodrigo - Rodrigo de Oliveira Gomes (1).jpg

Prezadas e prezados colegas docentes, sou o professor Rodrigo de Oliveira Gomes. Formado em Educação Física com especialização e mestrado em estudos sobre lazer, cultura e educação (UFMG) e doutorado em ciências da educação (UNR/UFMG). Atuo no IFMG Campus Congonhas desde 2014. Sempre estive envolvido com as ações de ensino, pesquisa e extensão buscando validar os processos de formação alicerçados à realidade dos estudantes e de nosso IFMG. Sou entusiasta e defensor de uma escola plural, democrática e que busque a diminuição das injustiças sociais. O CONSUP é espaço para legitimar a articulação dos diferentes atores sociais que compõe nossa escola. Quero colaborar com a transparência dos processos de consulta, debate e deliberações a nível macro do IFMG, em articulação com as distintas características regionais que nos identifica como instituição multicampi. É importante destacar que me coloco como uma alternativa de renovação do CONSUP. Renovação no campo das ideias, das possibilidades discursivas e do empenho por uma escola cada vez mais aberta ao diálogo, à inclusão, ao respeito à diversidade, à construção de políticas menos hierárquicas e ao encontro de ações afirmativas. Peço seu voto e coloco-me à disposição nessa luta! Abraços.

 

registrado em: ,