Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Candidatos técnicos administrativos ao Conselho Superior
conteúdo

Notícias

Candidatos técnicos administrativos ao Conselho Superior

Saiba mais sobre cada candidato. As informações foram inseridas em ordem alfabética.
publicado: 04/02/2021 17h37, última modificação: 14/03/2024 10h13

CAMILA MARIA DOS SANTOS

CAMILA BARBOSA.jpg

Prezados(as) servidores(as) Técnicos Administrativos em Educação do IFMG, sou a Camila Barbosa e venho apresentar-me como candidata ao CONSUP para o período de 2021 a 2023. Sou formada em Administração pelo CEFET/MG e ingressei no IFMG em 2018, na Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) na Reitoria. Nesse período tive a oportunidade de participar de grandes projetos de desenvolvimento institucional, como a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMG (PDI 2019-2023), na atualização das Estruturas Organizacionais do IFMG (campi e Reitoria), no envolvimento e colaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP) e na elaboração dos Relatórios Anuais de Gestão do IFMG, exigidos pelo TCU na prestação de contas de órgãos públicos. Coloco-me à disposição como representante dos TAE`s para contribuir no Conselho Superior nas discussões e deliberações das diretrizes e das políticas institucionais para o IFMG, sempre em conformidade com os anseios da nossa carreira, mas também de toda comunidade acadêmica, por um IFMG cada vez melhor e de todos! Camila Maria Barbosa dos Santos Administradora/Técnico administrativo em Educação/IFMG – Reitoria.

 

CRISTIANE FERREIRA RAMALHO

CRISTIANE RAMALHO.jpeg

Sou Cristiane Ferreira Ramalho, ocupo o cargo de assistente em administração no IFMG. Servidora da instituição desde 2010, inicialmente lotada no Campus Congonhas onde fui membro do conselho acadêmico durante 03 mandatos, fazendo parte também de diversas comissões. Atualmente estou lotada no setor de Registro e Controle Acadêmico do Campus Conselheiro Lafaiete. Desejo levar ao CONSUP os anseios dos colegas técnicos administrativos, de um debate democrático e uma representatividade forte e participativa, pautada na transparência e no diálogo direto junto aos TAES. Possuo formação em Direito e busco trazer à rotina do trabalho um olhar democrático, justo e equilibrado. A isonomia e o bem comum devem ser princípios fundamentais no trato aos servidores e na construção das políticas institucionais do IFMG. Pretendo fazer jus a cada voto de confiança a mim atribuído. Nos dias 27 e 28 de abril conto novamente com seu voto para construirmos um CONSUP forte e transparente.

 

EVANDRO FRANCISCO CARVALHO

EVANDRO CARVALHO.jpg

Eu, Evandro Francisco Carvalho, cargo efetivo Contador, sou servidor da rede federal desde 14/01/1997 com formação em Bacharel em Ciências Contábeis e pós graduação em Administração Pública. Trabalhei na contabilidade da antiga Escola Agrotécnica Federal de Bambuí até 2001. A partir de 2001 fui nomeado Auditor Interno da antiga EAF Bambuí, depois transformada em CEFET Bambuí e em dezembro/2008 integrado ao IFMG. Em novembro/2015 fui indicado para a chefiar Diretoria de Auditoria interna, onde fiquei até 03/02/2020. Hoje estou na contabilidade do IFMG Campus Bambuí.
Se eleito representarei os técnicos administrativos em educação do IFMG nas diversas demandas que são encaminhadas para aprovações, deliberações e autorizações junto ao CONSELHO SUPERIOR (CONSUP). Por tanto nos dias 27 e 28/04/2021 conto com o seu voto.

 

FERNANDO RIBEIRO DA ROCHA

FERNANDO ROCHA.jpg

Caros (a) colegas! Meu nome é Fernando Ribeiro da Rocha, tenho 34 anos, sou ex-aluno do IFMG Campus São João Evangelista - IFMG-SJE (antiga Escola Agrotécnica Federal). Atuo como Técnico de Tecnologia da Informação no campus São João Evangelista e me apresento como candidato a representante dos (as) técnicos (as) administrativos (as) em educação (TAEs) no Conselho Superior (CONSUP). Iniciei minhas atividades de TAE no IFMG campus Bambuí em 01/03/2011 e atualmente estou lotado no IFMG-SJE onde tive a excelente oportunidade de coordenar o setor de tecnologia da informação por 5 anos (2015-2020). Neste período, procurei sempre trabalhar com foco no alcance dos objetivos propostos tanto para o setor de tecnologia da informação e como daqueles da instituição. Enquanto coordenador tive a oportunidade de dialogar com diversos setores de outras unidades do IFMG, e nessas ocasiões pude conhecer grande parte das reivindicações dos TAEs. Dentre outras razões, o auxílio na conquista dessas reivindicações, é o que me estimulou a concorrer a esse cargo tão importante dentro da instituição. Fui representante do segmento de egressos no CONSUP por dois mandatos consecutivos (2017-2021), o que me proporcionou um conhecimento amplo de funcionamento do conselho e de algumas áreas da instituição. Atualmente sou representante eleito pelos TAEs no Conselho Acadêmico do campus de São João Evangelista. Compreendi na participação ativa nos conselhos (Acadêmico e CONSUP) a importância do diálogo entre os pares, já que nosso trabalho é colaborativo, multicampi e torna-se fundamental ouvir as particularidades de cada unidade. Neste momento difícil que estamos vivendo no país, em meio a uma pandemia gerada pela COVID-19, alegra-me perceber o papel fundamental dos TAEs em todas as ações institucionais, seja no apoio técnico às atividades administrativas, de ensino ou liderando iniciativas importantes para a instituição. Terei como principal objetivo propor e discutir deliberações que vão de encontro aos anseios dos TAEs na promoção da valorização dos servidores e da carreira, no desenvolvimento profissional, na qualidade das condições de trabalho e harmonia das relações institucionais, sendo uma voz acessível a todos neste conselho. Com a finalidade de comparecer às reuniões mais bem preparado e munido de sugestões, faço aqui o compromisso de socializar com antecedência a pauta das reuniões a todos os TAEs. Entendo que neste momento o papel dos conselheiros será ainda mais importante, onde os mesmos deverão considerar para além do seu, o posicionamento de todo segmento ora representado, para sempre defender uma educação pública, gratuita e de qualidade. Desde já agradeço sua atenção e peço o seu apoio e seu voto!

 

JEANNE CRISTINA BOTELHO

JEANNE BOTELHO.jpg

Sou Jeanne Botelho, servidora técnica em assuntos educacionais na Coordenação de Extensão do IFMG Campus Congonhas, desde 2014. Estou no final do mandato como coordenadora geral do SINASEFE IFMG. Atualmente componho a representação de técnicos-administrativos no Conselho Acadêmico do Campus Congonhas. Fui eleita no pleito recentemente anulado e desejo ratificar a escolha democrática de meus pares. Por isso coloco novamente minha candidatura ao CONSUP, pois desejo construir uma representatividade que dialoga e atua de forma independente, respeitando e defendendo a voz dos técnicos-administrativos do IFMG. Estamos diante de um modelo de serviço público que tem se aproximado do gerencialismo da iniciativa privada, reproduzindo relações desiguais que nos afetam diretamente, tais como o exposto na atual minuta de gestão do teletrabalho. Assistimos à construção de comissões diversas de caráter meramente consultivo, em que técnicos-administrativos têm atuado como mão de obra, dedicando tempo e trabalho extra à construção de políticas institucionais, sem efetivo poder decisório. As relações entre gestão e representatividade TAE devem ser construídas sobre os pilares da democracia participativa, isonomia, transparência e respeito à voz dos técnicos- administrativos. Peço a sua confiança e seu voto nos dias 27 e 28 de abril.

 

KÁTIA RIBEIRO DE ALMEIDA

KATIA RIBEIRO.jpg

Prezados colegas TAE,

Meu nome é Kátia Ribeiro Gonçalves de Almeida e sou do Campus Formiga. Tenho Licenciatura em Educação Física, especialização em Gestão Pública, e atualmente sou mestranda em Administração pela UNIFEI. Sou Assistente em Administração e ingressei no IFMG em de 2010 no setor de contabilidade da Reitoria. Em 2011 fui removida para o Campus Bambuí, trabalhando na Gerência de Cursos Superiores até 2014. Depois fui Coordenadora de Gestão de Pessoas até 2015, e trabalhei na Gerência de Cursos Técnicos até março de 2020, quando fui removida para o Campus Formiga, onde trabalho na Coordenadoria de Gestão de Pessoas.
Fui representante TAE no Conselho Superior nos biênios 2012/2014 e 2017/2019. Fui representante TAE no Conselho Acadêmico do Campus Bambuí nos biênios 2013/2015 e 2016/2018. Participei de diversas comissões no Campus Bambuí e no Campus Formiga.
Tenho como propósito trabalhar no CONSUP com a mesma seriedade com que trabalho no IFMG, e da mesma maneira que trabalhei quando tive a oportunidade de representá-los, sempre levando até os TAE os assuntos em pauta para discussão e amplo debate priorizando sempre o diálogo, lutando e defendendo os interesses da categoria e do IFMG.
Portanto, peço encarecidamente seu voto nos dias 27 e 28 de abril, onde cada servidor poderá votar em até cinco candidatos, de quaisquer Campi/Reitoria.

PENSE BEM ANTES DE VOTAR, POIS O SEU REPRESENTANTE SERÁ A SUA VOZ NO CONSUP!

 

PAULO HENRIQUE DE CARVALHO (CAMPUS OURO BRANCO)

 

PHILIPE FIORAVANTE

PHILIPE FIORAVANTE.jpg

Apresento minha candidatura ao Conselho Superior – CONSUP, órgão máximo, normativo, deliberativo e consultivo do IFMG, tendo a representação dos diferentes segmentos constituintes da comunidade acadêmica, visando a concorrer como representante do segmento de técnicos-administrativos. Meu nome é Philipe Fioravante, sou formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF, especialista em administração pública e, atualmente, estou me graduando em Administração pelo IFMG – Campus Ribeirão das Neves e iniciando o Mestrado Profissional em Administração no IFMG – Campus Formiga. Ingressei como servidor Técnico Administrativo na Reitoria do IFMG no ano de 2011, quando passei para o cargo de assistente em administração, lotado no setor de suprimentos. Na reitoria do IFMG, atuei na Pró Reitoria de Administração nas funções de Chefe do Setor de Licitações e Chefe da Comissão Permanente de Licitações. No ano de 2018 pedi remoção para o campus de Ribeirão das Neves, em que atualmente ocupo a função de Diretor de Administração e Planejamento. O momento atual é caracterizado por forte conturbação social, política e econômica em nosso país, situação que afeta a todos os servidores e principalmente á nossa instituição. Nesse sentido, torna essencial assegurar a nossa visibilidade, o diálogo e representatividade no âmbito de um Conselho que define a política geral do IFMG, garantindo o protagonismo dos técnicos não somente em relação às instâncias administrativas, mas igualmente nos espaços políticos que definem os rumos de todos os nossos campi. Proponho uma garantia de diálogo aberto e de uma ação plural que se faz necessária entre os três segmentos. Sempre em pauta a ética, o respeito e a igualdade, independente do seguimento, proponho mais conversas horizontais e menos conversas verticais, assim falaremos mais com os nossos pares e não para os nossos pares. Com base nesse histórico e nesses ideais, coloco-me à disposição de assumir esse desafio, como representante do segmento dos técnicos-administrativos, pedindo a confiança e o voto de vocês.

 

REINALDO TRINDADE PROENÇA

REINALDO TRINDADE.jpeg

Sou Técnico em Assuntos Educacionais em Santa Luzia, casado com Fernanda e pai de dois filhos, Cauã e Davi. Fui servidor na UFMG, participei do Conselho Curador e Conselho Universitário. Tenho formação em Engenharia Elétrica (UFMG), em Física (UTRAMIG), especializações na área de Educação (CEFET-MG e UFF) e Mestrado em Ciências e Técnicas Nucleares (UFMG). Fui diretor sindical no SINDIFES atuando na pasta de Coordenação de Comunicação. Fui membro do CONSUP de 2015 a 2017. Atuei como gestor no IFMG à frente do PRONATEC, DINFRA, DDI e Diretoria de Extensão. Participei ativamente dos Grupos de Trabalho que elaboraram as resoluções de remoção e Jornada de 30 horas do IFMG. Atualmente, sou membro do coletivo IFNEGRO, atuo na equipe de Pesquisa e Extensão do campus, membro da CIS, participo de comissões no campus e Reitoria e sou membro do GPTAE (Grupo de Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais), onde discutimos a temática Educação. Tenho como propostas defender uma gestão democrática, transparente e participativa; Discutir a importância dos órgãos colegiados; Melhorar a metodologia de Consultas Públicas; Criar fórum permanente de Educação com agenda de temas estratégicos da EPT, cursos e grupos de estudo; Debater currículo; Criar canais de comunicação com os servidores. Defender o afastamento para capacitação e jornada flexibilizada; Propor curso para elaboração de Projeto de Mestrado e Doutorado; Aprimorar critérios para remoção, estágio probatório e avaliação de desempenho; Combater o racismo institucional, o assédio moral e todas as formas de violência.

VALÉRIO AUGUSTO PASSOS

VALERIO PASSOS.jpg

Caros (as) colegas,
Meu nome é Valério Passos, sou técnico em assuntos educacionais do campus Ouro Preto. Ingressei no IFMG em 2008 e, hoje, atuo no Núcleo de Tecnologias Educacionais Digitais e Educação a Distância - NUTED. Sou membro da Comissão de Supervisão e Avaliação da Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (CIS) – Central e do Grupo de Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais do IFMG (GPTAES).

Vivemos hoje um contexto social e político marcado pelo assalto à democracia, aos princípios de igualdade, equidade, isonomia e inclusão, onde se faz mais do que necessário ampliarmos os espaços de discussão, reflexão e ação coletiva dos TAEs. A partir destes princípios, trago como proposta de representação dos TAEs no Conselho Superior a seguinte agenda:

• Defender uma gestão democrática do IFMG, buscando garantir a transparência e a participação dos TAEs.
• Discutir amplamente as minutas do programa de gestão que institui o teletrabalho, o retorno do trabalho presencial e o regulamento de avaliação de desempenho.
• Defender uma metodologia de consulta pública que garanta ampla participação e discussão coletiva.
• Defender a criação de um canal institucional de comunicação entre os representantes do CONSUP com os TAEs.

Um assunto que nos afeta é a proposta de Reforma Administrativa do atual governo federal. Precisamos nos unir para defender nossa carreira de servidor público!

FORTE ABRAÇO A TODOS!

registrado em: ,