Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capacitação em Matemática
conteúdo

Notícias

Capacitação em Matemática

Campus Valadares beneficia estudantes e professores com curso gratuito de aperfeiçoamento do IMPA
publicado: 17/02/2020 16h06, última modificação: 18/03/2024 08h53

Estudantes e professores de matemática, das redes públicas e privadas, tiveram a oportunidade de se qualificarem por meio da 37ª edição do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), curso oferecido pelo IFMG em Governador Valadares.  . A capacitação presencial é uma parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e  foi ofertada gratuitamente, entre os dias 27 e 31 de janeiro, no Campus.  

 

Avaliação dos cursistas 

O estudante Carlos Fernando Costa Junior é egresso do curso técnico Integrado em Meio Ambiente do IFMG-GV e hoje cursa Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Lavras. Ele conta por que se interessou pela capacitação: “Era uma oportunidade de estar com pessoas mais experientes, trocar conhecimentos e por ser oferecido pelo IMPA, uma instituição com bastante prestígio e que só teria a agregar na minha vida acadêmica. O curso atendeu as minhas expectativas. No começo fiquei com receio de não entender nada, por ter algumas coisas que eu ainda não vi na graduação ainda, mas os professores que ministraram as aulas são excelentes e conseguiram transmitir o assunto de uma forma bem didática”. 

Veja álbum de fotos do curso no Flickr 

Outra participante que ficou satisfeita com a capacitação é Natália Fernanda Alves, formada em Matemática (licenciatura), pelo Campus São João Evangelista. A professora considera importante buscar atualizações constantes na área profissional. “O curso é muito bom, traz um olhar diferente de alguns conhecimentos matemáticos que eu tinha até o momento, te tira da zona de conforto. Achei muito interessante a proposta de criar/readaptar materiais que, até então seriam descartados, para atividades de ensino de matemática”. 

A realização da 37ª edição do PAPMEM pelo Campus ratifica a finalidade dos Institutos Federais de participar de programas de capacitação, qualificação e requalificação dos profissionais de educação da rede pública. “Foi muito gratificante poder coordenar este projeto em parceria com o IMPA e juntamente com a equipe do corpo docente da instituição, dos profissionais da TI e ainda com o apoio da Direção de Ensino, Direção de Extensão e Direção Geral do Campus. Nossa motivação foi de trazer para a região um programa que preza pela formação do docente da área de matemática. Esta parceria do IFMG-GV revela a preocupação em poder contribuir para uma educação de qualidade a partir da formação docente. Poder realizar o PAPMEM apresenta uma ação prática do compromisso do IFMG com a qualificação e aprimoramento dos professores da nossa região”, declara prof. Renato Tolentino. 

Saiba mais! matemática GV 3 convertida.jpg

O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem) é um treinamento gratuito para professores de Matemática de todo o Brasil, realizado desde 1990.

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada  é uma unidade de ensino e pesquisa qualificada como Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e ao MEC. O IMPA conta, atualmente, com cerca de 70 polos e de 3.000 professores participantes.


Comunicação - Campus Governador Valadares