Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicação pública digital é tema de ensaio desenvolvido por servidor de Bambuí

Acontece nos Campi

Estudo tece visão crítica sobre a importância da comunicação das instituições de ensino com a comunidade e foi publicado em livro sobre Educação no contexto contemporâneo
publicado: 18/09/2023 10h59, última modificação: 18/09/2023 11h02

Refletir sobre a importância da comunicação das instituições de ensino com a comunidade local e com a sociedade, numa época em que o digital se torna cada vez mais presente nas relações pessoais. Esta foi a abordagem proposta pelo programador visual do Campus Bambuí, Fábio Júnior Diniz, no artigo artigo “Ensaio sobre a importância da comunicação pública digital nas Instituições de Ensino", publicado como capítulo do livro “Educação no Contexto Contemporâneo", da editora Bagai.

Aluno do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), Fábio Diniz desenvolveu o artigo em coautoria com seu orientador, professor Vandeir Robson da Silva Matias. A análise proposta passa pelo olhar da comunicação pública, pelo caráter governamental das instituições, com enfoque no envolvimento do cidadão nos processos de comunicação, de forma democrática e participativa. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico que contribui para o fortalecimento da educação no Brasil.

O texto discute a relevância das políticas públicas e debates sobre a informação e o conhecimento na promoção do desenvolvimento social, no exercício da democracia e da cidadania. A comunicação pública é tratada não apenas como ferramenta de informação e publicidade governamental, mas como forma de satisfazer a necessidade do cidadão por informações, abrindo canais de relacionamento que permitam a participação dele nas decisões que envolvam o interesse público. Assim, os autores afirmam ser "de fundamental importância que os órgãos governamentais atuem efetivamente na busca pela transformação dos seus processos de comunicação. São necessários esforços constantes para serem adotadas políticas que viabilizem o envolvimento da sociedade e do cidadão com os assuntos de interesse público, a troca de informações e os processo".

Acesse, abaixo, o texto na íntegra.

EDUCAÇÃO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: Ensino, Diálogos e Perspectivas – Vol. 2, Editora Bagai

registrado em: