Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conhecimento e oportunidade

Conhecimento e oportunidade

Recém-formado técnico em Informática, ex-aluno desenvolve software utilizado por prefeitura de cidade mineira
publicado: 13/07/2018 17h19, última modificação: 21/03/2024 08h18
Gabriel Hiago graduou-se técnico em Informática pelo Pronatec (Campus Bambuí) em Oliveira

“Para mim, desenvolver este sistema foi mais do que bater uma meta na vida, foi realmente me superar”. A declaração é de Gabriel Hiago e Silva, 24 anos, ex-aluno do Pronatec (Campus Bambuí) na cidade de Oliveira e um exemplo de como oportunidade e esforço podem mudar uma vida.

“Com a disciplina de Lógica, aprendi como criar tarefas para que o computador execute determinado comando. Isso despertou em mim o interesse em criar tarefas e algoritmos”. E foi exatamente o que Gabriel fez, pouco depois de concluir o curso de técnico em Informática, neste ano. Em parceria com o professor e orientador Paulo Roberto Almeida Filho, o jovem desenvolveu uma ferramenta que utiliza diversas linguagens de programação e que foi adotada pela prefeitura da cidade.

Chamado de SOS Semed, o sistema faz o controle das ordens de serviço de 23 instituições controladas pela Secretaria de Educação. A ferramenta armazena, organiza e cria uma espécie de fila para que todas as instituições sejam atendidas com total igualdade. “Vários departamentos vinculados à Secretaria de Educação, como escolas, creches e a biblioteca municipal estão sempre solicitando visitas técnicas, por e-mail, telefone ou pessoalmente. Por isso, veio a ideia de uma ferramenta para centralizar as ocorrências, facilitando o gerenciamento das tarefas”, explica o professor Paulo Roberto.

Servidor da prefeitura de Oliveira há seis anos, Paulo diz que a opção pelo sistema foi um sucesso, prova disso é que a ferramenta foi adotada após apenas quatro meses de trabalho. Segundo ele, os funcionários estão bastante entusiasmados e outros setores da administração municipal devem se interessar pelo software na medida em que conhecerem seu funcionamento.

A dupla está feliz com o bom êxito do projeto, mas Gabriel sabe que sua caminhada está só começando. Atualmente ele concilia o trabalho em um restaurante com os estudos, pois pretende cursar uma universidade. “Devo entrar em um curso de Sistemas de Informação, Ciências ou Engenharia da Computação. Meu foco é continuar aprimorando o que já aprendi e ir conhecendo novos mundos. Peço, também, para que o IFMG continue  contribuindo e acreditando em seus cursos de qualidade excelente e que, assim como eu, várias pessoas possam aprender um pouco mais com essas oportunidades.”

registrado em: ,